a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV |
Resumo: | Este projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar. |
id |
UFMG_2497846aea2e8532014b4c1280964c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQQAV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luciana Maria de SouzaAndre Spinelli RodriguesPaulo Henrique de Queiroz Nogueira2019-08-12T07:26:01Z2019-08-12T07:26:01Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAVEste projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Relações etnicasProfessores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação Relações de gênero EducaçãoLivro didáticoLei 10639/2003EscolaRaçaa elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandr__spinelli_rodrigues.pdfapplication/pdf1215749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQAV/1/andr__spinelli_rodrigues.pdfa9d3eb07aac8f95c5857ca374d8c4a3fMD51TEXTandr__spinelli_rodrigues.pdf.txtandr__spinelli_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain104001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQAV/2/andr__spinelli_rodrigues.pdf.txt3894e0c11e4cea99cd368556aafbac1eMD521843/BUOS-ADQQAV2019-11-14 11:40:02.109oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQQAVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:40:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
title |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
spellingShingle |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos Andre Spinelli Rodrigues Educação Livro didático Lei 10639/2003 Escola Raça Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
title_short |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
title_full |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
title_fullStr |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
title_sort |
a elaboração de itens pedagógicos como estratégia de superação do silenciamento da cultura africana em livros didáticos |
author |
Andre Spinelli Rodrigues |
author_facet |
Andre Spinelli Rodrigues Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luciana Maria de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andre Spinelli Rodrigues Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
contributor_str_mv |
Luciana Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Livro didático Lei 10639/2003 Escola Raça |
topic |
Educação Livro didático Lei 10639/2003 Escola Raça Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
description |
Este projeto de intervenção consistiu na elaboração de itens pedagógicos dirigidos a estudantes do sétimo e do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, incorporando elementos que proporcionaram a reflexão sobre as representações das africanidades e sua condição matricial da cultura e identidade brasileiras. A seleção de textos da literatura africana e de vídeos que interrogam o racismo serviu para expor o quão desconhecido é este assunto pela escola tanto pelos(as) docentes quanto pelos(as) estudantes. Além de apontar uma metodologia de consolidação do disposto na Lei 10.639/2003, este movimento crítico-pedagógico forneceu indicadores à escola para o refinamento de critérios para a avaliação de livros-textos e para a adoção de princípios de organização e planejamentos didáticos que contemplem a diversidade étnica no contexto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T07:26:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T07:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQQAV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQAV/1/andr__spinelli_rodrigues.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQQAV/2/andr__spinelli_rodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9d3eb07aac8f95c5857ca374d8c4a3f 3894e0c11e4cea99cd368556aafbac1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589273821118464 |