Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPE |
Resumo: | Este trabalho apresenta a intervenção desenvolvida no ano de 2014 na UnidadeMunicipal Alaíde Lisboa (UMEI) com a turma Delicadeza composta por crianças de cincoanos. O objetivo foi apresentar teórica e historicamente, aspectos significativos da capoeiracomo jogo e música, na educação infantil, valorizando a cultura negra ,promovendo o respeitoà diversidade étnico-racial e aplicar a Lei 10.639/03. O plano de ação foi dividido em etapascom rodas de conversas para sondagens, aulas teóricas sobre as raízes da capoeira,representações por desenhos, aulas práticas de capoeira e análise das músicas cantadas nasrodas de capoeira. Os objetivos do plano foram alcançados. As crianças demonstraraminteresse e consegui perceber a mudança no trato com o outro e no respeito às diferenças. Acapoeira foi valorizada! |
id |
UFMG_9a48c6d74178697b4b19341c13d218e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQRPE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Raimundo Lisboa da CostaCláudia Alves Rezende2019-08-12T15:16:01Z2019-08-12T15:16:01Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPEEste trabalho apresenta a intervenção desenvolvida no ano de 2014 na UnidadeMunicipal Alaíde Lisboa (UMEI) com a turma Delicadeza composta por crianças de cincoanos. O objetivo foi apresentar teórica e historicamente, aspectos significativos da capoeiracomo jogo e música, na educação infantil, valorizando a cultura negra ,promovendo o respeitoà diversidade étnico-racial e aplicar a Lei 10.639/03. O plano de ação foi dividido em etapascom rodas de conversas para sondagens, aulas teóricas sobre as raízes da capoeira,representações por desenhos, aulas práticas de capoeira e análise das músicas cantadas nasrodas de capoeira. Os objetivos do plano foram alcançados. As crianças demonstraraminteresse e consegui perceber a mudança no trato com o outro e no respeito às diferenças. Acapoeira foi valorizada!Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação intercultural Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações etnicas CapoeiraDiversidadeLei 10639/03Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclaudia_alves_rezende.pdfapplication/pdf18997070https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQRPE/1/claudia_alves_rezende.pdf5f889477e606935fe1fcef0c1958a8f8MD51TEXTclaudia_alves_rezende.pdf.txtclaudia_alves_rezende.pdf.txtExtracted texttext/plain54431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQRPE/2/claudia_alves_rezende.pdf.txtf2cab011865f693dcfc7d5288e5f1a0cMD521843/BUOS-ADQRPE2019-11-14 18:23:07.574oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADQRPERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:23:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
title |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
spellingShingle |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira Cláudia Alves Rezende Capoeira Diversidade Lei 10639/03 Educação intercultural Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações etnicas |
title_short |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
title_full |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
title_fullStr |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
title_full_unstemmed |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
title_sort |
Capoeira: reflexão teórica e histórica sobre as raízes da capoeira |
author |
Cláudia Alves Rezende |
author_facet |
Cláudia Alves Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cláudia Alves Rezende |
contributor_str_mv |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira Diversidade Lei 10639/03 |
topic |
Capoeira Diversidade Lei 10639/03 Educação intercultural Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações etnicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação intercultural Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações etnicas |
description |
Este trabalho apresenta a intervenção desenvolvida no ano de 2014 na UnidadeMunicipal Alaíde Lisboa (UMEI) com a turma Delicadeza composta por crianças de cincoanos. O objetivo foi apresentar teórica e historicamente, aspectos significativos da capoeiracomo jogo e música, na educação infantil, valorizando a cultura negra ,promovendo o respeitoà diversidade étnico-racial e aplicar a Lei 10.639/03. O plano de ação foi dividido em etapascom rodas de conversas para sondagens, aulas teóricas sobre as raízes da capoeira,representações por desenhos, aulas práticas de capoeira e análise das músicas cantadas nasrodas de capoeira. Os objetivos do plano foram alcançados. As crianças demonstraraminteresse e consegui perceber a mudança no trato com o outro e no respeito às diferenças. Acapoeira foi valorizada! |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T15:16:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T15:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQRPE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQRPE/1/claudia_alves_rezende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADQRPE/2/claudia_alves_rezende.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f889477e606935fe1fcef0c1958a8f8 f2cab011865f693dcfc7d5288e5f1a0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589573058494464 |