Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosangela Rodrigues Camargos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP
Resumo: A proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.
id UFMG_268a8d6fcfb136881d102a218eb9fd7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQLJP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidAna Rafaela Correia FerreiraRosangela Rodrigues Camargos2019-08-14T02:40:19Z2019-08-14T02:40:19Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJPA proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.The purpose of this study was to assess the possibilities and limits for the teaching of Statistics in EJA, since we are surrounded by statistical data and interpret them we need to develop capacity for analysis. The study was conducted in a public school in Belo Horizonte / MG, which works with elementary school for nine years and the modality of Youth and Adults (EJA). We applied various activities involving the processing of information, exploring graphs and tables presented in newspapers andmagazines and invoices for electrical housing of students, which allowed the group investigated the development of certain abilities and skills for a critical reading of charts and tables.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEstatística Estudo e ensinoEstatísticaResolução de ProblemasEducação de Jovens e AdultosGráficos e TabelasPossibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosangela_18_06__1_.pdfapplication/pdf10368363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/1/rosangela_18_06__1_.pdf2c97c5af16779233164909a1179b3df3MD51TEXTrosangela_18_06__1_.pdf.txtrosangela_18_06__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain38609https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/2/rosangela_18_06__1_.pdf.txt3c24d027262c4e1f69fc23fee72b00aeMD521843/VRNS-9QQLJP2019-11-14 13:18:26.697oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQLJPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:18:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
title Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
spellingShingle Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
Rosangela Rodrigues Camargos
Estatística
Resolução de Problemas
Educação de Jovens e Adultos
Gráficos e Tabelas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatística Estudo e ensino
title_short Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
title_full Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
title_fullStr Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
title_full_unstemmed Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
title_sort Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
author Rosangela Rodrigues Camargos
author_facet Rosangela Rodrigues Camargos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosangela Rodrigues Camargos
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Ana Rafaela Correia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Resolução de Problemas
Educação de Jovens e Adultos
Gráficos e Tabelas
topic Estatística
Resolução de Problemas
Educação de Jovens e Adultos
Gráficos e Tabelas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatística Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatística Estudo e ensino
description A proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T02:40:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T02:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/1/rosangela_18_06__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/2/rosangela_18_06__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c97c5af16779233164909a1179b3df3
3c24d027262c4e1f69fc23fee72b00ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589562920861696