Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
Resumo: A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.
id UFMG_97ec8f8001b0065a0dbffda26538f012
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPNY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wagner Ahmad AuarekTania Aretuza Ambrizi GebaraFabricia Lucia Costa Ferreira da Silva2019-08-11T23:03:45Z2019-08-11T23:03:45Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNYA estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEstatistica  Estudo e ensinoEstatísticaEducação MatemáticaTratamento deInformaçãoResolução de ProblemasResolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtratamento_da_informa__o.pdfapplication/pdf901429https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/1/tratamento_da_informa__o.pdfa47593ccab235985e3afb1361a8a6f8cMD51TEXTtratamento_da_informa__o.pdf.txttratamento_da_informa__o.pdf.txtExtracted texttext/plain59867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/2/tratamento_da_informa__o.pdf.txt518973883434a2082914bf32d2c352e7MD521843/VRNS-9PAPNY2019-11-14 03:48:24.115oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPNYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:48:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
title Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
spellingShingle Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
Estatística
Educação Matemática
Tratamento de
Informação
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatistica  Estudo e ensino
title_short Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
title_full Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
title_fullStr Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
title_sort Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
author Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
author_facet Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva
contributor_str_mv Wagner Ahmad Auarek
Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Educação Matemática
Tratamento de
Informação
Resolução de Problemas
topic Estatística
Educação Matemática
Tratamento de
Informação
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatistica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Estatistica  Estudo e ensino
description A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T23:03:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T23:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/1/tratamento_da_informa__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/2/tratamento_da_informa__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a47593ccab235985e3afb1361a8a6f8c
518973883434a2082914bf32d2c352e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589570272428032