Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP |
Resumo: | A proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas. |
id |
UFMG_268a8d6fcfb136881d102a218eb9fd7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQLJP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Manuela Martins Soares DavidAna Rafaela Correia FerreiraRosangela Rodrigues Camargos2019-08-14T02:40:19Z2019-08-14T02:40:19Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJPA proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.The purpose of this study was to assess the possibilities and limits for the teaching of Statistics in EJA, since we are surrounded by statistical data and interpret them we need to develop capacity for analysis. The study was conducted in a public school in Belo Horizonte / MG, which works with elementary school for nine years and the modality of Youth and Adults (EJA). We applied various activities involving the processing of information, exploring graphs and tables presented in newspapers andmagazines and invoices for electrical housing of students, which allowed the group investigated the development of certain abilities and skills for a critical reading of charts and tables.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoEstatística Estudo e ensinoEstatísticaResolução de ProblemasEducação de Jovens e AdultosGráficos e TabelasPossibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosangela_18_06__1_.pdfapplication/pdf10368363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/1/rosangela_18_06__1_.pdf2c97c5af16779233164909a1179b3df3MD51TEXTrosangela_18_06__1_.pdf.txtrosangela_18_06__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain38609https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/2/rosangela_18_06__1_.pdf.txt3c24d027262c4e1f69fc23fee72b00aeMD521843/VRNS-9QQLJP2019-11-14 13:18:26.697oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQLJPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:18:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
title |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
spellingShingle |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA Rosangela Rodrigues Camargos Estatística Resolução de Problemas Educação de Jovens e Adultos Gráficos e Tabelas Educação Matematica Estudo e ensino Estatística Estudo e ensino |
title_short |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
title_full |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
title_fullStr |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
title_sort |
Possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA |
author |
Rosangela Rodrigues Camargos |
author_facet |
Rosangela Rodrigues Camargos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosangela Rodrigues Camargos |
contributor_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David Ana Rafaela Correia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Resolução de Problemas Educação de Jovens e Adultos Gráficos e Tabelas |
topic |
Estatística Resolução de Problemas Educação de Jovens e Adultos Gráficos e Tabelas Educação Matematica Estudo e ensino Estatística Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Estatística Estudo e ensino |
description |
A proposta deste trabalho foi verificar as possibilidades e limites para o ensino da Estatística na EJA, uma vez que estamos cercados de dados estatísticos e necessitamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte/MG, que trabalha com o Ensino fundamental de 9 anos e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram aplicadas várias atividades envolvendo o tratamento da informação, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas e Notas Fiscais de energia elétrica da moradia dos alunos, o que possibilitou a turma investigada no desenvolvimento de algumas habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T02:40:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T02:40:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLJP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/1/rosangela_18_06__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQLJP/2/rosangela_18_06__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c97c5af16779233164909a1179b3df3 3c24d027262c4e1f69fc23fee72b00ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589562920861696 |