Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello Peixoto Bax
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira, Livia Marangon Duffles Teixeira, Alexandre Magno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51457
https://orcid.org/0000-0003-0503-3031
https://orcid.org/0000-0001-9728-3905
Resumo: A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.
id UFMG_290444984a3c8c84e390e08e98c6b0c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51457
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-03-31T20:23:27Z2023-03-31T20:23:27Z2017-06-3027540103-3557http://hdl.handle.net/1843/51457https://orcid.org/0000-0003-0503-3031https://orcid.org/0000-0001-9728-3905A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.Despite the increasing attention that Enterprise Content Management has received from companies, few researchers have scientifically explored the concept. There is a gap between academic research and the practice of ECM, and researchers are challenged to investigate this area that is increasingly gaining strength outside academia. It is a knowledge domain poorly researched and lacking in theories, techniques, and systematic and rigorous methods. To meet part of that need, the article provides an introductory conceptual analysis of ECM. The goal is to establish a theoretical framework that serves as a thorough introduction to ECM as a scientific theme. This purpose is achieved through an analysis of the field based on four of its pillars: (1) components; (2) perspectives; (3) development; and (4) strategic aspects. A literature review is carried out, with the backdrop of the four pillars mentioned, as well as the experiences of authors in a PD&I project, when they identified the lack of more rigorous literature in the area. The literature survey tried to summarize the key concepts believed to make up the ECM field. It follows that the ECM is a new and wide field of research that provides researchers of information science many problems to be studied. However, research exploring scientifically the concepts of the area are scarce in Brazil.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOÁGORA: Arquivologia Em DebateRevisão de textosGestão da informaçãoRevisão de literaturaGestão de Conteúdo CorporativoEnterprise Content Management – ECMGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualEnterprise Content Management: theoretical and practical pointinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/635Marcello Peixoto BaxLuiz Gustavo da Fonseca FerreiraLivia Marangon Duffles TeixeiraAlexandre Magnoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualapplication/pdf448755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/2/Gest%c3%a3o%20de%20conte%c3%bado%20corporativo%3a%20uma%20an%c3%a1lise%20conceituald9955de9aca6ff5c91acfcbc8f5c7a9dMD521843/514572023-03-31 17:46:36.982oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-31T20:46:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Enterprise Content Management: theoretical and practical point
title Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
spellingShingle Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
Marcello Peixoto Bax
Revisão de literatura
Gestão de Conteúdo Corporativo
Enterprise Content Management – ECM
Revisão de textos
Gestão da informação
title_short Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
title_full Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
title_fullStr Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
title_full_unstemmed Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
title_sort Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
author Marcello Peixoto Bax
author_facet Marcello Peixoto Bax
Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira
Livia Marangon Duffles Teixeira
Alexandre Magno
author_role author
author2 Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira
Livia Marangon Duffles Teixeira
Alexandre Magno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello Peixoto Bax
Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira
Livia Marangon Duffles Teixeira
Alexandre Magno
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão de literatura
Gestão de Conteúdo Corporativo
Enterprise Content Management – ECM
topic Revisão de literatura
Gestão de Conteúdo Corporativo
Enterprise Content Management – ECM
Revisão de textos
Gestão da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Revisão de textos
Gestão da informação
description A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T20:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-31T20:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51457
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-3557
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0503-3031
https://orcid.org/0000-0001-9728-3905
identifier_str_mv 0103-3557
url http://hdl.handle.net/1843/51457
https://orcid.org/0000-0003-0503-3031
https://orcid.org/0000-0001-9728-3905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ÁGORA: Arquivologia Em Debate
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/2/Gest%c3%a3o%20de%20conte%c3%bado%20corporativo%3a%20uma%20an%c3%a1lise%20conceitual
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
d9955de9aca6ff5c91acfcbc8f5c7a9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589415795163136