Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51457 https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 https://orcid.org/0000-0001-9728-3905 |
Resumo: | A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil. |
id |
UFMG_290444984a3c8c84e390e08e98c6b0c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51457 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-31T20:23:27Z2023-03-31T20:23:27Z2017-06-3027540103-3557http://hdl.handle.net/1843/51457https://orcid.org/0000-0003-0503-3031https://orcid.org/0000-0001-9728-3905A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.Despite the increasing attention that Enterprise Content Management has received from companies, few researchers have scientifically explored the concept. There is a gap between academic research and the practice of ECM, and researchers are challenged to investigate this area that is increasingly gaining strength outside academia. It is a knowledge domain poorly researched and lacking in theories, techniques, and systematic and rigorous methods. To meet part of that need, the article provides an introductory conceptual analysis of ECM. The goal is to establish a theoretical framework that serves as a thorough introduction to ECM as a scientific theme. This purpose is achieved through an analysis of the field based on four of its pillars: (1) components; (2) perspectives; (3) development; and (4) strategic aspects. A literature review is carried out, with the backdrop of the four pillars mentioned, as well as the experiences of authors in a PD&I project, when they identified the lack of more rigorous literature in the area. The literature survey tried to summarize the key concepts believed to make up the ECM field. It follows that the ECM is a new and wide field of research that provides researchers of information science many problems to be studied. However, research exploring scientifically the concepts of the area are scarce in Brazil.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOÁGORA: Arquivologia Em DebateRevisão de textosGestão da informaçãoRevisão de literaturaGestão de Conteúdo CorporativoEnterprise Content Management – ECMGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualEnterprise Content Management: theoretical and practical pointinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/635Marcello Peixoto BaxLuiz Gustavo da Fonseca FerreiraLivia Marangon Duffles TeixeiraAlexandre Magnoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualGestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitualapplication/pdf448755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/2/Gest%c3%a3o%20de%20conte%c3%bado%20corporativo%3a%20uma%20an%c3%a1lise%20conceituald9955de9aca6ff5c91acfcbc8f5c7a9dMD521843/514572023-03-31 17:46:36.982oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-31T20:46:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Enterprise Content Management: theoretical and practical point |
title |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
spellingShingle |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual Marcello Peixoto Bax Revisão de literatura Gestão de Conteúdo Corporativo Enterprise Content Management – ECM Revisão de textos Gestão da informação |
title_short |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
title_full |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
title_fullStr |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
title_full_unstemmed |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
title_sort |
Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual |
author |
Marcello Peixoto Bax |
author_facet |
Marcello Peixoto Bax Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira Livia Marangon Duffles Teixeira Alexandre Magno |
author_role |
author |
author2 |
Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira Livia Marangon Duffles Teixeira Alexandre Magno |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcello Peixoto Bax Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira Livia Marangon Duffles Teixeira Alexandre Magno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão de literatura Gestão de Conteúdo Corporativo Enterprise Content Management – ECM |
topic |
Revisão de literatura Gestão de Conteúdo Corporativo Enterprise Content Management – ECM Revisão de textos Gestão da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão de textos Gestão da informação |
description |
A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-31T20:23:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-31T20:23:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51457 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-3557 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 https://orcid.org/0000-0001-9728-3905 |
identifier_str_mv |
0103-3557 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51457 https://orcid.org/0000-0003-0503-3031 https://orcid.org/0000-0001-9728-3905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ÁGORA: Arquivologia Em Debate |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51457/2/Gest%c3%a3o%20de%20conte%c3%bado%20corporativo%3a%20uma%20an%c3%a1lise%20conceitual |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 d9955de9aca6ff5c91acfcbc8f5c7a9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589415795163136 |