A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M |
Resumo: | Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional. |
id |
UFMG_2b5928683ec348fdfb2d0c5273943c3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBH4M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marly Olívia Ribeiro e SilvaAlessandra de Souza Ferreira2019-08-14T13:39:06Z2019-08-14T13:39:06Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4MEste estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiretores escolaresEscolas Administração de pessoalEscolas Organização e AdministraçãoProfessorInteraçãoPessoasAlunoGestorA importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdfapplication/pdf326985https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/1/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf1844fb41cfd8d3ed83d4f3f99c2780b3MD51TEXTtcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txttcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain90206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/2/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txt3aa319538c1c1e35b7cf8de41008673dMD521843/BUBD-9FBH4M2019-11-14 13:30:40.81oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBH4MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:30:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
title |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
spellingShingle |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares Alessandra de Souza Ferreira Professor Interação Pessoas Aluno Gestor Diretores escolares Escolas Administração de pessoal Escolas Organização e Administração |
title_short |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
title_full |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
title_fullStr |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
title_full_unstemmed |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
title_sort |
A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares |
author |
Alessandra de Souza Ferreira |
author_facet |
Alessandra de Souza Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marly Olívia Ribeiro e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alessandra de Souza Ferreira |
contributor_str_mv |
Marly Olívia Ribeiro e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Interação Pessoas Aluno Gestor |
topic |
Professor Interação Pessoas Aluno Gestor Diretores escolares Escolas Administração de pessoal Escolas Organização e Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Diretores escolares Escolas Administração de pessoal Escolas Organização e Administração |
description |
Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T13:39:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T13:39:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/1/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/2/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1844fb41cfd8d3ed83d4f3f99c2780b3 3aa319538c1c1e35b7cf8de41008673d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589381716443136 |