A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra de Souza Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional.
id UFMG_2b5928683ec348fdfb2d0c5273943c3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBH4M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marly Olívia Ribeiro e SilvaAlessandra de Souza Ferreira2019-08-14T13:39:06Z2019-08-14T13:39:06Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4MEste estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiretores escolaresEscolas Administração de pessoalEscolas Organização e AdministraçãoProfessorInteraçãoPessoasAlunoGestorA importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdfapplication/pdf326985https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/1/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf1844fb41cfd8d3ed83d4f3f99c2780b3MD51TEXTtcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txttcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain90206https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/2/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txt3aa319538c1c1e35b7cf8de41008673dMD521843/BUBD-9FBH4M2019-11-14 13:30:40.81oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBH4MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:30:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
title A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
spellingShingle A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
Alessandra de Souza Ferreira
Professor
Interação
Pessoas
Aluno
Gestor
Diretores escolares
Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
title_short A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
title_full A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
title_fullStr A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
title_full_unstemmed A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
title_sort A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares
author Alessandra de Souza Ferreira
author_facet Alessandra de Souza Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marly Olívia Ribeiro e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra de Souza Ferreira
contributor_str_mv Marly Olívia Ribeiro e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Interação
Pessoas
Aluno
Gestor
topic Professor
Interação
Pessoas
Aluno
Gestor
Diretores escolares
Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Diretores escolares
Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
description Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/1/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBH4M/2/tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1844fb41cfd8d3ed83d4f3f99c2780b3
3aa319538c1c1e35b7cf8de41008673d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589381716443136