A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor Hugo Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: João Paulo de Assis Valadares, Cristiano Moreira da Silva, João Estevão Barbosa Neto
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60858
Resumo: O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional.
id UFMG_2be2a01720ae87b3e21ef2f0e9954f71
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60858
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-13T13:32:25Z2023-11-13T13:32:25Z2017-0925785909788578972080http://hdl.handle.net/1843/60858O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISCongresso de Gestão e Controladoria (COGECONT)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Estrutura curricularDiscentesEducaçãoA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.editoraargos.com.br/anais/anais-do-ii-congresso-de-gestao-e-controladoria---cogecont---unochapecoVictor Hugo PereiraJoão Paulo de Assis ValadaresCristiano Moreira da SilvaJoão Estevão Barbosa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso deciências contábeis na percepção dos discentes.pdfA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso deciências contábeis na percepção dos discentes.pdfapplication/pdf294005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/2/A%20import%c3%a2ncia%20das%20disciplinas%20de%20outras%20%c3%a1reas%20na%20estrutura%20curricular%20do%20curso%20deci%c3%aancias%20cont%c3%a1beis%20na%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20discentes.pdfbdcd2d12b748ef593565aa72e5e0b7a6MD521843/608582023-11-13 10:32:25.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/60858Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-13T13:32:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
title A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
spellingShingle A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
Victor Hugo Pereira
Estrutura curricular
Discentes
Educação
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
title_short A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
title_full A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
title_fullStr A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
title_full_unstemmed A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
title_sort A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
author Victor Hugo Pereira
author_facet Victor Hugo Pereira
João Paulo de Assis Valadares
Cristiano Moreira da Silva
João Estevão Barbosa Neto
author_role author
author2 João Paulo de Assis Valadares
Cristiano Moreira da Silva
João Estevão Barbosa Neto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor Hugo Pereira
João Paulo de Assis Valadares
Cristiano Moreira da Silva
João Estevão Barbosa Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura curricular
Discentes
Educação
topic Estrutura curricular
Discentes
Educação
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
description O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T13:32:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T13:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60858
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 9788578972080
identifier_str_mv 9788578972080
url http://hdl.handle.net/1843/60858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso de Gestão e Controladoria (COGECONT)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/2/A%20import%c3%a2ncia%20das%20disciplinas%20de%20outras%20%c3%a1reas%20na%20estrutura%20curricular%20do%20curso%20deci%c3%aancias%20cont%c3%a1beis%20na%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20discentes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bdcd2d12b748ef593565aa72e5e0b7a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589194119905280