A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/60858 |
Resumo: | O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional. |
id |
UFMG_2be2a01720ae87b3e21ef2f0e9954f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/60858 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-11-13T13:32:25Z2023-11-13T13:32:25Z2017-0925785909788578972080http://hdl.handle.net/1843/60858O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISCongresso de Gestão e Controladoria (COGECONT)Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)Estrutura curricularDiscentesEducaçãoA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.editoraargos.com.br/anais/anais-do-ii-congresso-de-gestao-e-controladoria---cogecont---unochapecoVictor Hugo PereiraJoão Paulo de Assis ValadaresCristiano Moreira da SilvaJoão Estevão Barbosa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso deciências contábeis na percepção dos discentes.pdfA importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso deciências contábeis na percepção dos discentes.pdfapplication/pdf294005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/2/A%20import%c3%a2ncia%20das%20disciplinas%20de%20outras%20%c3%a1reas%20na%20estrutura%20curricular%20do%20curso%20deci%c3%aancias%20cont%c3%a1beis%20na%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20discentes.pdfbdcd2d12b748ef593565aa72e5e0b7a6MD521843/608582023-11-13 10:32:25.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/60858Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-13T13:32:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
title |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
spellingShingle |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes Victor Hugo Pereira Estrutura curricular Discentes Educação Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) |
title_short |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
title_full |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
title_fullStr |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
title_full_unstemmed |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
title_sort |
A importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes |
author |
Victor Hugo Pereira |
author_facet |
Victor Hugo Pereira João Paulo de Assis Valadares Cristiano Moreira da Silva João Estevão Barbosa Neto |
author_role |
author |
author2 |
João Paulo de Assis Valadares Cristiano Moreira da Silva João Estevão Barbosa Neto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Victor Hugo Pereira João Paulo de Assis Valadares Cristiano Moreira da Silva João Estevão Barbosa Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura curricular Discentes Educação |
topic |
Estrutura curricular Discentes Educação Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) |
description |
O avanço tecnológico e o crescimento da informação apresentam desafios para a ciência contábil que, inevitavelmente, levarão a um redirecionamento no papel desempenhado pelos profissionais ligados à área. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a analisar a importância das disciplinas de outras áreas na estrutura curricular do curso de ciências contábeis na percepção dos discentes. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 450 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privadas, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados foi possível verificar a importância de muitas disciplinas de outras áreas na formação do profissional em Ciências Contábeis, a partir das respostas dos estudantes entrevistados. Especificamente, foram realizadas verificações por categorias de variáveis quanto ao assunto, além do grau de importância de cada área e suas disciplinas, avaliada pelos alunos num conceito de “muito importante”, “pouco importante” ou “nada importante”, e também por meio da análise de questões objetivas e dissertativas. Acredita-se que os resultados podem gerar informações relevantes para o planejamento dos gestores universitários, como os coordenadores de curso, que se revertam em maior apropriação pelos alunos universitários quanto à importância de algumas áreas na formação do profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-13T13:32:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-13T13:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/60858 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
9788578972080 |
identifier_str_mv |
9788578972080 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/60858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso de Gestão e Controladoria (COGECONT) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60858/2/A%20import%c3%a2ncia%20das%20disciplinas%20de%20outras%20%c3%a1reas%20na%20estrutura%20curricular%20do%20curso%20deci%c3%aancias%20cont%c3%a1beis%20na%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20discentes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 bdcd2d12b748ef593565aa72e5e0b7a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589194119905280 |