O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice Eduarda Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54084
Resumo: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder generally associated with impairments in functions related to coordination and balance, in addition to limitations associated with mobility and difficulty in planning and organizing movements. Poor social interaction and behavior problems are also frequent. These factors combined may result in reduced levels of physical exercise and consequently a more sedentary lifestyle. Knowing the importance of physical exercise for the development of children and adolescents, the present study aimed to conduct a literature review that seeks to identify the effects of physical exercise on the activity and participation of children and adolescents with ASD. A search was conducted in the main databases, combining terms related to autism, physical exercise, activity, and participation.471 articles were found and 12 were selected for the study. The results showed that physical exercise brings benefits to activityrelated outcomes, such as mobility, cognitive activities, and communication; to participation, including school participation and interpersonal relationships; and positive effects on body structure and function were also observed.
id UFMG_2d2bac96d9593da9282d1b5be0eeed50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54084
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literaturatranstorno do espectro autistaclassificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúdeexercício físicoAutismoCriançasAdolescentesExercícios físicosAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder generally associated with impairments in functions related to coordination and balance, in addition to limitations associated with mobility and difficulty in planning and organizing movements. Poor social interaction and behavior problems are also frequent. These factors combined may result in reduced levels of physical exercise and consequently a more sedentary lifestyle. Knowing the importance of physical exercise for the development of children and adolescents, the present study aimed to conduct a literature review that seeks to identify the effects of physical exercise on the activity and participation of children and adolescents with ASD. A search was conducted in the main databases, combining terms related to autism, physical exercise, activity, and participation.471 articles were found and 12 were selected for the study. The results showed that physical exercise brings benefits to activityrelated outcomes, such as mobility, cognitive activities, and communication; to participation, including school participation and interpersonal relationships; and positive effects on body structure and function were also observed.O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento, geralmente associado à deficiências em funções relacionadas à coordenação e ao equilíbrio, além de limitações associadas à mobilidade e dificuldade no planejamento e na organização dos movimentos. Baixa interação social e problemas de comportamento também são características frequentemente encontradas. Esses fatores somados podem resultar em níveis reduzidos de exercício físico e consequentemente um estilo de vida mais sedentário. Sabendo-se da importância do exercício físico para o desenvolvimento de crianças e adolescentes o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura que busca identificar os efeitos do exercício físico na atividade e participação de crianças e adolescentes com TEA. Foi realizada uma busca nas principais bases de dados, combinando termos relacionados à autismo, exercício físico, atividade e participação. Dos 471 artigos encontrados, 12 foram selecionados para o estudo. Os resultados demonstraram que o exercício físico traz benefícios para desfechos relacionados à atividade, como mobilidade, atividades cognitivas e comunicação, à participação, contemplando a participação escolar e relações interpessoais, além de serem observados também efeitos positivos em estrutura e função do corpo.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIAPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoUFMGDéborah Ebert Fonteshttp://lattes.cnpq.br/2180894710528843Alice Eduarda Pereira dos Santos2023-05-29T14:04:45Z2023-05-29T14:04:45Z2022-12-02Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/54084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-29T14:04:45Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54084Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-29T14:04:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
title O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
spellingShingle O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
Alice Eduarda Pereira dos Santos
transtorno do espectro autista
classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde
exercício físico
Autismo
Crianças
Adolescentes
Exercícios físicos
title_short O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
title_full O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
title_fullStr O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
title_sort O efeito do exercício físico no desempenho de atividade e participação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
author Alice Eduarda Pereira dos Santos
author_facet Alice Eduarda Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Déborah Ebert Fontes
http://lattes.cnpq.br/2180894710528843
dc.contributor.author.fl_str_mv Alice Eduarda Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv transtorno do espectro autista
classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde
exercício físico
Autismo
Crianças
Adolescentes
Exercícios físicos
topic transtorno do espectro autista
classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde
exercício físico
Autismo
Crianças
Adolescentes
Exercícios físicos
description Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder generally associated with impairments in functions related to coordination and balance, in addition to limitations associated with mobility and difficulty in planning and organizing movements. Poor social interaction and behavior problems are also frequent. These factors combined may result in reduced levels of physical exercise and consequently a more sedentary lifestyle. Knowing the importance of physical exercise for the development of children and adolescents, the present study aimed to conduct a literature review that seeks to identify the effects of physical exercise on the activity and participation of children and adolescents with ASD. A search was conducted in the main databases, combining terms related to autism, physical exercise, activity, and participation.471 articles were found and 12 were selected for the study. The results showed that physical exercise brings benefits to activityrelated outcomes, such as mobility, cognitive activities, and communication; to participation, including school participation and interpersonal relationships; and positive effects on body structure and function were also observed.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
2023-05-29T14:04:45Z
2023-05-29T14:04:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54084
url http://hdl.handle.net/1843/54084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829911777673216