Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y |
Resumo: | O presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber. |
id |
UFMG_2fa67b0f4327d58c86b1662d544ed3df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLP7Y |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraSonia Maria Montuani2019-08-11T12:00:16Z2019-08-11T12:00:16Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7YO presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoEducação especialEscolas Organizacao e administracaoEducação inclusivaAcessibilidadeCurrículoTecnologia assistivaAcessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Querinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sonia_maria_montuani_silva.pdfapplication/pdf422975https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/1/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf998523cebb9ed29c08fe3de88c9997c7MD51TEXTtcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txttcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain73269https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/2/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txt5c51f42baedc5ae0ddcad274f3481016MD521843/BUOS-9LLP7Y2019-11-14 05:01:31.201oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLP7YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:01:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
title |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
spellingShingle |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer Sonia Maria Montuani Educação inclusiva Acessibilidade Currículo Tecnologia assistiva Curriculos Educação Educação especial Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
title_full |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
title_fullStr |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
title_sort |
Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer |
author |
Sonia Maria Montuani |
author_facet |
Sonia Maria Montuani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonia Maria Montuani |
contributor_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Acessibilidade Currículo Tecnologia assistiva |
topic |
Educação inclusiva Acessibilidade Currículo Tecnologia assistiva Curriculos Educação Educação especial Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Curriculos Educação Educação especial Escolas Organizacao e administracao |
description |
O presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T12:00:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T12:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/1/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/2/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
998523cebb9ed29c08fe3de88c9997c7 5c51f42baedc5ae0ddcad274f3481016 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589454779121664 |