Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonia Maria Montuani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y
Resumo: O presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber.
id UFMG_2fa67b0f4327d58c86b1662d544ed3df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLP7Y
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraSonia Maria Montuani2019-08-11T12:00:16Z2019-08-11T12:00:16Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7YO presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoEducação especialEscolas Organizacao e administracaoEducação inclusivaAcessibilidadeCurrículoTecnologia assistivaAcessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Querinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_sonia_maria_montuani_silva.pdfapplication/pdf422975https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/1/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf998523cebb9ed29c08fe3de88c9997c7MD51TEXTtcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txttcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain73269https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/2/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txt5c51f42baedc5ae0ddcad274f3481016MD521843/BUOS-9LLP7Y2019-11-14 05:01:31.201oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLP7YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:01:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
title Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
spellingShingle Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
Sonia Maria Montuani
Educação inclusiva
Acessibilidade
Currículo
Tecnologia assistiva
Curriculos
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
title_short Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
title_full Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
title_fullStr Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
title_full_unstemmed Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
title_sort Acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva no currículo do Centro de Educação Infantil Bem Me Quer
author Sonia Maria Montuani
author_facet Sonia Maria Montuani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonia Maria Montuani
contributor_str_mv Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Acessibilidade
Currículo
Tecnologia assistiva
topic Educação inclusiva
Acessibilidade
Currículo
Tecnologia assistiva
Curriculos
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Curriculos
Educação
Educação especial
Escolas Organizacao e administracao
description O presente trabalho traça uma reflexão quanto ao uso da Tecnologia Assistiva na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tomando a educação especial como modalidade de inclusão, delimitando-a na perspectiva legal e pedagógica. Considera a capacitação, a adaptação do ambiente escolar e a mudança de paradigmas como essenciais à promoção da aprendizagem e da autonomia do aluno com necessidades especiais tanto no âmbito educativo quanto social. Tendo em vista a crescente demanda de alunos com as mais diversas deficiências no contexto educacional, torna-se imprescindível a formação de professores capacitados para atuarem com estes alunos em busca de uma aprendizagem significativa e uma inclusão que ocorra de fato. Nesta perspectiva, este TCC apresenta uma reflexão crítica acerca de um trabalho pedagógico voltado para os alunos com deficiência intelectual e múltipla com recursos de Tecnologia Assistiva como instrumento da promoção da autonomia para alunos com necessidades especiais, no CMEI Bem Me Quer, tendo por meta a construção dinâmica e contextualizada do saber.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:00:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLP7Y
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/1/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLP7Y/2/tcc_sonia_maria_montuani_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 998523cebb9ed29c08fe3de88c9997c7
5c51f42baedc5ae0ddcad274f3481016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589454779121664