A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M |
Resumo: | Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças. |
id |
UFMG_326b7d911cc0cca6b5d8d4a015c757a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRP5M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveisTransiçãoEducação InfantilAproximaçãoEnsino FundamentalEnsino fundamentalEducação pre-escolarEsta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRogerio Correia da SilvaPatricia Maciel de Souza2019-08-14T00:09:41Z2019-08-14T00:09:41Z2012-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5Minfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T18:49:03Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRP5MRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T18:49:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
title |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
spellingShingle |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis Patricia Maciel de Souza Transição Educação Infantil Aproximação Ensino Fundamental Ensino fundamental Educação pre-escolar |
title_short |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
title_full |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
title_fullStr |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
title_full_unstemmed |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
title_sort |
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis |
author |
Patricia Maciel de Souza |
author_facet |
Patricia Maciel de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rogerio Correia da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patricia Maciel de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Educação Infantil Aproximação Ensino Fundamental Ensino fundamental Educação pre-escolar |
topic |
Transição Educação Infantil Aproximação Ensino Fundamental Ensino fundamental Educação pre-escolar |
description |
Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-07 2019-08-14T00:09:41Z 2019-08-14T00:09:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829791360253952 |