A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Maciel de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
Resumo: Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.
id UFMG_326b7d911cc0cca6b5d8d4a015c757a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRP5M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rogerio Correia da SilvaPatricia Maciel de Souza2019-08-14T00:09:41Z2019-08-14T00:09:41Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5MEsta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamentalEducação pre-escolarTransiçãoEducação InfantilAproximaçãoEnsino FundamentalA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final_patr_cia_maciel.pdfapplication/pdf995439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRP5M/1/trabalho_final_patr_cia_maciel.pdff2a0685480235a7438a92d0c66a5df8eMD51TEXTtrabalho_final_patr_cia_maciel.pdf.txttrabalho_final_patr_cia_maciel.pdf.txtExtracted texttext/plain86332https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRP5M/2/trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf.txt065a21dccbabda5126771819271f1ebfMD521843/VRNS-9NRP5M2019-11-14 15:49:03.591oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRP5MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:49:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
title A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
spellingShingle A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
Patricia Maciel de Souza
Transição
Educação Infantil
Aproximação
Ensino Fundamental
Ensino fundamental
Educação pre-escolar
title_short A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
title_full A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
title_fullStr A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
title_full_unstemmed A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
title_sort A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: aproximações possíveis
author Patricia Maciel de Souza
author_facet Patricia Maciel de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogerio Correia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia Maciel de Souza
contributor_str_mv Rogerio Correia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Transição
Educação Infantil
Aproximação
Ensino Fundamental
topic Transição
Educação Infantil
Aproximação
Ensino Fundamental
Ensino fundamental
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação pre-escolar
description Esta pesquisa preocupada com algumas dificuldades que as crianças de 6 anos enfrentam na transição da educação infantil para o ensino fundamental, buscou em uma abordagem interpretativa que teve como foco principal as crianças, conhecer tais dificuldades e apontar formas de minimiza-las. Estreitando a relação do pesquisador com as crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil, dialogando com elas, conhecendo suas expectativas quanto à escola de ensino fundamental, levando-as para conhecer uma escola de Ensino Fundamental e depois da transição as acompanhando em um dia de sua nova rotina na escola de Ensino Fundamental. A metodologia de trabalho utiliza ainda conversas com os pais das crianças, buscando esclarecê-los do papel da educação infantil e tranquiliza-los quanto ao futuro de suas crianças, levantando dados junto às educadoras e às professoras, buscando assim estabelecer espaço para aproximação dessas duas etapas da educação básica. A análise dos dados coletados evidencia a necessidade de se buscar tal aproximação para que cada uma dessas etapas da educação básica conheça um pouco mais o trabalho da outra etapa, tentando assim estabelecer uma continuidade do trabalho que possa minimizar o impacto dessa transição para as crianças.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T00:09:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T00:09:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRP5M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRP5M/1/trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRP5M/2/trabalho_final_patr_cia_maciel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f2a0685480235a7438a92d0c66a5df8e
065a21dccbabda5126771819271f1ebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589419916066816