Uma abordagem investigativa com ênfase em questões científicas, tecnológicas e sociais (CTS) do tema transgênicos em aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEJZ9 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver atividades de investigação, discussão e análise crítica sobre o assunto transgênicos, no contexto de ciência, tecnologia e sociedade, a partir, da identificação de conhecimentos, que alunos do último ano do ensino fundamental apresentam sobre genética e transgênicos. Procura-se fazer uma reflexão sobre a aprendizagem, interesse e envolvimento dos alunos, decorrentes da utilização dessa estratégia de ensino. A unidade de ensino iniciou-se com a aplicação de um pré-teste para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Na sequência, desenvolveram-se aulas: de apresentação das propostas da atividade investigativa e construção de modelos da molécula de DNA; de revisão sobre conceitos básicos de genética; de desenvolvimento da atividade investigativa, de apresentação de seminários, de preparo para debate; aula para o debate sobre transgênicos e aula para realização do pós-teste. As observações das atividades desenvolvidas foram registradas em anotações e os resultados dos testes foram tabulados e apresentados em tabelas. A avaliação da aprendizagem se deu principalmente pela análise das discussões e observação do envolvimento dos alunos durante as atividades. Como resultado desse trabalho verificou-se que, a abordagem investigativa, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade envolvendo os transgênicos, permitiu aos alunos a participação em importantes discussões, que transcorreram nos seminários e debate. Os alunos puderam fazer análises críticas e manifestaram seus posicionamentos, sobre esse assunto polêmico. A construção de modelos da molécula de DNA contribuiu para aumentar a compreensão dos alunos, sobre essa estrutura. E, principalmente, os momentos de diálogo, interação e discussão, foram enriquecedores, tanto no que diz respeito à formação social e cognitiva dos alunos, quanto em relação ao desenvolvimento profissional da docente e pesquisadora, que é autora desse trabalho. |
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