Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE |
Resumo: | Em função das necessidades de mudanças nas propostas de ensino para uma maior valorização da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, o ensino investigativo propõe que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento e o professor passa de detentor deste conhecimento para um mediador. Através de uma proposta investigativa este trabalho visa verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre uma das etapas do tema fermentação alcoólica. Os instrumentos para avaliação foram: aplicação de um questionário contendo questões sobre o tema, aplicado para as turmas participantes,observação do pesquisador e análise dos relatórios. Os resultados mostraram que o método investigativo de ensino tem um grande potencial a ser explorado mas exige tempo para sua implantação e adaptação. Foi possível constatar também que o método investigativo exige muito empenho do professor na elaboração e aplicação das atividades. De um modo geral, os alunos do método investigativo assimilam melhor o tema e demonstram mais facilmente as dificuldades no entendimento do processo ou objeto estudado se comparado ao ensino tradicional transmissivo. |
id |
UFMG_d1a1ef7c3506d71df4a7dfd384e294a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJFTE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosilene Siray BicalhoWellington Rodrigues Teixeira2019-08-13T15:36:18Z2019-08-13T15:36:18Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTEEm função das necessidades de mudanças nas propostas de ensino para uma maior valorização da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, o ensino investigativo propõe que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento e o professor passa de detentor deste conhecimento para um mediador. Através de uma proposta investigativa este trabalho visa verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre uma das etapas do tema fermentação alcoólica. Os instrumentos para avaliação foram: aplicação de um questionário contendo questões sobre o tema, aplicado para as turmas participantes,observação do pesquisador e análise dos relatórios. Os resultados mostraram que o método investigativo de ensino tem um grande potencial a ser explorado mas exige tempo para sua implantação e adaptação. Foi possível constatar também que o método investigativo exige muito empenho do professor na elaboração e aplicação das atividades. De um modo geral, os alunos do método investigativo assimilam melhor o tema e demonstram mais facilmente as dificuldades no entendimento do processo ou objeto estudado se comparado ao ensino tradicional transmissivo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFermentaçãoCiência Estudo e ensinoEnsino investigativoMetodologias de ensinoRelato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrelato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdfapplication/pdf262237https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFTE/1/relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf7ed041e8720abfb84cb783cea8b3394eMD51TEXTrelato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf.txtrelato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain50509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFTE/2/relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf.txta96eb88584732e96f5755a08b7326e00MD521843/BUOS-9AJFTE2019-11-14 13:45:39.538oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJFTERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
title |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
spellingShingle |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa Wellington Rodrigues Teixeira Ensino investigativo Metodologias de ensino Educação Fermentação Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
title_full |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
title_fullStr |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
title_sort |
Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa |
author |
Wellington Rodrigues Teixeira |
author_facet |
Wellington Rodrigues Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosilene Siray Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wellington Rodrigues Teixeira |
contributor_str_mv |
Rosilene Siray Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino investigativo Metodologias de ensino |
topic |
Ensino investigativo Metodologias de ensino Educação Fermentação Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Fermentação Ciência Estudo e ensino |
description |
Em função das necessidades de mudanças nas propostas de ensino para uma maior valorização da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, o ensino investigativo propõe que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento e o professor passa de detentor deste conhecimento para um mediador. Através de uma proposta investigativa este trabalho visa verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre uma das etapas do tema fermentação alcoólica. Os instrumentos para avaliação foram: aplicação de um questionário contendo questões sobre o tema, aplicado para as turmas participantes,observação do pesquisador e análise dos relatórios. Os resultados mostraram que o método investigativo de ensino tem um grande potencial a ser explorado mas exige tempo para sua implantação e adaptação. Foi possível constatar também que o método investigativo exige muito empenho do professor na elaboração e aplicação das atividades. De um modo geral, os alunos do método investigativo assimilam melhor o tema e demonstram mais facilmente as dificuldades no entendimento do processo ou objeto estudado se comparado ao ensino tradicional transmissivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T15:36:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T15:36:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFTE/1/relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFTE/2/relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ed041e8720abfb84cb783cea8b3394e a96eb88584732e96f5755a08b7326e00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589293512327168 |