O professor como sujeito de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão. |
id |
UFMG_352e89b6f055785e5f8c9d1ff0e00dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMM6J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Liberia Rodrigues NevesErnesto Andres Anzalone VazquezSoraya Simone Martins de Araújo2019-08-14T10:49:47Z2019-08-14T10:49:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6JEste trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação inclusivaInclusão em educaçãoEducação especial ProfessorIinclusãoEducação InclusivaSujeitoO professor como sujeito de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdfapplication/pdf791754https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/1/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf79ddc9111f646b16a9bd083956e9d7ecMD51TEXTsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txtsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain119680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/2/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txt90b32d72e150e48a7af741b423a344dbMD521843/BUBD-AEMM6J2019-11-14 09:39:07.182oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMM6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:39:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor como sujeito de inclusão |
title |
O professor como sujeito de inclusão |
spellingShingle |
O professor como sujeito de inclusão Soraya Simone Martins de Araújo Professor Iinclusão Educação Inclusiva Sujeito Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Inclusão em educação Educação especial |
title_short |
O professor como sujeito de inclusão |
title_full |
O professor como sujeito de inclusão |
title_fullStr |
O professor como sujeito de inclusão |
title_full_unstemmed |
O professor como sujeito de inclusão |
title_sort |
O professor como sujeito de inclusão |
author |
Soraya Simone Martins de Araújo |
author_facet |
Soraya Simone Martins de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ernesto Andres Anzalone Vazquez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soraya Simone Martins de Araújo |
contributor_str_mv |
Liberia Rodrigues Neves Ernesto Andres Anzalone Vazquez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Iinclusão Educação Inclusiva Sujeito |
topic |
Professor Iinclusão Educação Inclusiva Sujeito Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Inclusão em educação Educação especial |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Inclusão em educação Educação especial |
description |
Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T10:49:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T10:49:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/1/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/2/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79ddc9111f646b16a9bd083956e9d7ec 90b32d72e150e48a7af741b423a344db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589422283751424 |