O professor como sujeito de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soraya Simone Martins de Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.
id UFMG_352e89b6f055785e5f8c9d1ff0e00dd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMM6J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Liberia Rodrigues NevesErnesto Andres Anzalone VazquezSoraya Simone Martins de Araújo2019-08-14T10:49:47Z2019-08-14T10:49:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6JEste trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação inclusivaInclusão em educaçãoEducação especial ProfessorIinclusãoEducação InclusivaSujeitoO professor como sujeito de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdfapplication/pdf791754https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/1/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf79ddc9111f646b16a9bd083956e9d7ecMD51TEXTsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txtsoraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain119680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/2/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txt90b32d72e150e48a7af741b423a344dbMD521843/BUBD-AEMM6J2019-11-14 09:39:07.182oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMM6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:39:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor como sujeito de inclusão
title O professor como sujeito de inclusão
spellingShingle O professor como sujeito de inclusão
Soraya Simone Martins de Araújo
Professor
Iinclusão
Educação Inclusiva
Sujeito
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Educação especial 
title_short O professor como sujeito de inclusão
title_full O professor como sujeito de inclusão
title_fullStr O professor como sujeito de inclusão
title_full_unstemmed O professor como sujeito de inclusão
title_sort O professor como sujeito de inclusão
author Soraya Simone Martins de Araújo
author_facet Soraya Simone Martins de Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberia Rodrigues Neves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ernesto Andres Anzalone Vazquez
dc.contributor.author.fl_str_mv Soraya Simone Martins de Araújo
contributor_str_mv Liberia Rodrigues Neves
Ernesto Andres Anzalone Vazquez
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Iinclusão
Educação Inclusiva
Sujeito
topic Professor
Iinclusão
Educação Inclusiva
Sujeito
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Educação especial 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Educação especial 
description Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:49:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/1/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMM6J/2/soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 79ddc9111f646b16a9bd083956e9d7ec
90b32d72e150e48a7af741b423a344db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676918153543680