Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023 |
Resumo: | Diante das normas estabelecidas no programa educacional de Portugal, oferecemos um curso de formação continuada para professores de atemática em que apresentamos propostas inovadoras baseadas em conexões matemáticas. Com o suporte teórico da Insubordinação Criativa, buscamos responder quais foram as contribuições deste curso para a auto(trans)formação docente e os elementos que possibilitaram a autoformação dos professores. Esta investigação constitui-se em um estudo de caso, no qual utilizamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como contexto de recolha de dados e a Análise de Conteúdo de forma subversivamente responsável para as categorias de transformação docente, como metodologia para examinar os dados da pesquisa. Alguns dos resultados mostraram que a conscientização dos professores quanto ao uso das conexões matemáticas permitia-lhes ações autônomas na sua docência. |
id |
UNICID_3cb541b626a3e0381be45ae2c5e3d050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueseseducação matemáticaauto(trans)formação docenteconexões matemáticasinsubordinação criativaDiante das normas estabelecidas no programa educacional de Portugal, oferecemos um curso de formação continuada para professores de atemática em que apresentamos propostas inovadoras baseadas em conexões matemáticas. Com o suporte teórico da Insubordinação Criativa, buscamos responder quais foram as contribuições deste curso para a auto(trans)formação docente e os elementos que possibilitaram a autoformação dos professores. Esta investigação constitui-se em um estudo de caso, no qual utilizamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como contexto de recolha de dados e a Análise de Conteúdo de forma subversivamente responsável para as categorias de transformação docente, como metodologia para examinar os dados da pesquisa. Alguns dos resultados mostraram que a conscientização dos professores quanto ao uso das conexões matemáticas permitia-lhes ações autônomas na sua docência.Universidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-186Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-186Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-1861982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023/800Copyright (c) 2021 Daniella Assemany, Cecília Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssemany, DaniellaCosta, Cecília2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
title |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
spellingShingle |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses Assemany, Daniella educação matemática auto(trans)formação docente conexões matemáticas insubordinação criativa |
title_short |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
title_full |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
title_fullStr |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
title_full_unstemmed |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
title_sort |
Auto(trans)formação docente: um estudo de caso com professores portugueses |
author |
Assemany, Daniella |
author_facet |
Assemany, Daniella Costa, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assemany, Daniella Costa, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática auto(trans)formação docente conexões matemáticas insubordinação criativa |
topic |
educação matemática auto(trans)formação docente conexões matemáticas insubordinação criativa |
description |
Diante das normas estabelecidas no programa educacional de Portugal, oferecemos um curso de formação continuada para professores de atemática em que apresentamos propostas inovadoras baseadas em conexões matemáticas. Com o suporte teórico da Insubordinação Criativa, buscamos responder quais foram as contribuições deste curso para a auto(trans)formação docente e os elementos que possibilitaram a autoformação dos professores. Esta investigação constitui-se em um estudo de caso, no qual utilizamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como contexto de recolha de dados e a Análise de Conteúdo de forma subversivamente responsável para as categorias de transformação docente, como metodologia para examinar os dados da pesquisa. Alguns dos resultados mostraram que a conscientização dos professores quanto ao uso das conexões matemáticas permitia-lhes ações autônomas na sua docência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1023/800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniella Assemany, Cecília Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniella Assemany, Cecília Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-186 Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-186 Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 167-186 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140505927680 |