O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAAH2U |
Resumo: | Esta dissertação tem como questão central a aprendizagem móvel na escola pública e as percepções sobre o uso de aplicativos móveis no contexto de língua inglesa, partindo da premissa de que os dispositivos móveis têm potencial para expandir as atividades de sala de aula, considerando sua utilização no dia a dia dos estudantes, que estão sempre conectados à rede via smartphones, acessam seus sites e aplicativos favoritos na escola e em diversos contextos. A aprendizagem móvel pode oferecer oportunidades exclusivas para o desenvolvimento de pedagogias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes (CROMPTON, 2013), podendo influenciar no desenvolvimento e na configuração de práticas pedagógicas que favorecem a agência (VAN LIER, 2010) e alterando a maneira como os estudantes se apropriam dos benefícios que as tecnologias disponíveis oferecem em uma comunidade escolar. Considerando que as sequências didáticas são formas criativas de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática (XAVIER; URIO, 2006), a pesquisa propõe sua utilização aliada à aprendizagem móvel, por possibilitar práticas mais significativas, motivadoras e contextualizadas, ensinando a língua inglesa de modo localmente situado e criticamente balizado. Os estudos e leituras preliminares apontam que Mobile Learning é uma área de conhecimento bastante promissora, entretanto as escolas ainda não acolhem essa metodologia como ensino realizado no espaço escolar, o que pode causar estranhamento no contexto da escola pública, portanto a proposta de desenvolver uma sequência didática como instrumento de expansão da sala de aula pode ser uma solução a esses desafios, capaz de alinhar a escola com o ambiente extraclasse. A sequência didática pretende contribuir como veículo de ligação entre aprendizagem de inglês dentro de sala de aula e outros contextos, de maneira mais compatível com as necessidades da sociedade atual, em que os alunos, suas tecnologias portáteis, seus estilos de aprendizagem e anseios são considerados. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Aarão Reis, localizada em Belo Horizonte-MG (turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em parceria com membros da comunidade e equipe gestora). A coleta de dados segue a metodologia qualitativa, análise exploratória descritiva que inclui a aplicação de questionários, criação de grupo de WhatsApp (BRAGA et al. 2017; BOUHNIK; DESHEN 2014; LOPES; VAZ 2016), buscando compreender como a sequência didática contribui para o exercício de agência a partir de análises de contribuições dos estudantes no seu desenvolvimento. Com base nessas questões, as perguntas da pesquisa foram: 1. De que maneira os dispositivos móveis e seus aplicativos podem servir de fio condutor para ampliar o contato dos alunos com a língua inglesa? 2. De quais recursos eles se apropriam para aprender inglês via esses dispositivos e aplicativos? 3. É possível observar indícios de exercícios de agência durante a apropriação desses dispositivos e o desenvolvimento da sequência didática? Foi possível perceber que a aprendizagem móvel aliada ao uso de sequência didática pode influenciar o exercício da agência dos estudantes, trazendo experiências oportunizadas pela integração de tecnologias digitais móveis na sala de aula de língua inglesa, e que aplicativos, jogos, ferramentas e outros dispositivos interferem no exercício da agência, especialmente na aprendizagem de língua inglesa. |
id |
UFMG_3647fcce0467e71ac7de983382b60eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAAH2U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Junia de Carvalho Fidelis BragaSergio Gartner Pais de OliveiraRonaldo Corrêa Gomes JúniorDemetrius Faria dos Santos2019-08-10T13:38:38Z2019-08-10T13:38:38Z2019-02-08http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAAH2UEsta dissertação tem como questão central a aprendizagem móvel na escola pública e as percepções sobre o uso de aplicativos móveis no contexto de língua inglesa, partindo da premissa de que os dispositivos móveis têm potencial para expandir as atividades de sala de aula, considerando sua utilização no dia a dia dos estudantes, que estão sempre conectados à rede via smartphones, acessam seus sites e aplicativos favoritos na escola e em diversos contextos. A aprendizagem móvel pode oferecer oportunidades exclusivas para o desenvolvimento de pedagogias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes (CROMPTON, 2013), podendo influenciar no desenvolvimento e na configuração de práticas pedagógicas que favorecem a agência (VAN LIER, 2010) e alterando a maneira como os estudantes se apropriam dos benefícios que as tecnologias disponíveis oferecem em uma comunidade escolar. Considerando que as sequências didáticas são formas criativas de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática (XAVIER; URIO, 2006), a pesquisa propõe sua utilização aliada à aprendizagem móvel, por possibilitar práticas mais significativas, motivadoras e contextualizadas, ensinando a língua inglesa de modo localmente situado e criticamente balizado. Os estudos e leituras preliminares apontam que Mobile Learning é uma área de conhecimento bastante promissora, entretanto as escolas ainda não acolhem essa metodologia como ensino realizado no espaço escolar, o que pode causar estranhamento no contexto da escola pública, portanto a proposta de desenvolver uma sequência didática como instrumento de expansão da sala de aula pode ser uma solução a esses desafios, capaz de alinhar a escola com o ambiente extraclasse. A sequência didática pretende contribuir como veículo de ligação entre aprendizagem de inglês dentro de sala de aula e outros contextos, de maneira mais compatível com as necessidades da sociedade atual, em que os alunos, suas tecnologias portáteis, seus estilos de aprendizagem e anseios são considerados. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Aarão Reis, localizada em Belo Horizonte-MG (turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em parceria com membros da comunidade e equipe gestora). A coleta de dados segue a metodologia qualitativa, análise exploratória descritiva que inclui a aplicação de questionários, criação de grupo de WhatsApp (BRAGA et al. 2017; BOUHNIK; DESHEN 2014; LOPES; VAZ 2016), buscando compreender como a sequência didática contribui para o exercício de agência a partir de análises de contribuições dos estudantes no seu desenvolvimento. Com base nessas questões, as perguntas da pesquisa foram: 1. De que maneira os dispositivos móveis e seus aplicativos podem servir de fio condutor para ampliar o contato dos alunos com a língua inglesa? 2. De quais recursos eles se apropriam para aprender inglês via esses dispositivos e aplicativos? 3. É possível observar indícios de exercícios de agência durante a apropriação desses dispositivos e o desenvolvimento da sequência didática? Foi possível perceber que a aprendizagem móvel aliada ao uso de sequência didática pode influenciar o exercício da agência dos estudantes, trazendo experiências oportunizadas pela integração de tecnologias digitais móveis na sala de aula de língua inglesa, e que aplicativos, jogos, ferramentas e outros dispositivos interferem no exercício da agência, especialmente na aprendizagem de língua inglesa.This dissertation focuses on mobile learning in the public school and perceptions about the use of mobile applications in the context of English language, starting from the premise that mobile devices have the potential to expand classroom activities, considering their use in the students who are always connected to the network via smartphones, access their favorite sites and applications in school and in various contexts. Mobile learning can offer unique opportunities for the development of student-centered teaching-learning pedagogies (CROMPTON, 2013), and can influence the development and configuration of pedagogical practices that favor the agency (VAN LIER, 2010) and changing the way students take ownership of the benefits that the available technologies offer in a school community. Considering that didactic sequences are creative ways of linking and articulating the different activities along a didactic unit (XAVIER; URIO, 2006), the research proposes its use allied to mobile learning, by enabling more meaningful, motivating and contextualized practices, teaching the English language locally situated and critically marked. Preliminary studies and readings indicate that Mobile Learning is a very promising area of knowledge, but the schools do not yet accept this methodology as teaching in the school space, which can cause strangeness in the context of the public school, therefore the proposal to develop a didactic sequence as an instrument of classroom expansion can be a solution to these challenges, capable of aligning the school with the extra-class environment. The didactic sequence aims to contribute as a link between learning English in the classroom and other contexts, in a way that is more compatible with the needs of todays society, where students, their portable technologies, their learning styles and their desires are considered. The research was carried out at the Aarão Reis State School, located in Belo Horizonte-MG (9th grade elementary school, in partnership with community members and management team). The collection of data follows the qualitative methodology, descriptive exploratory analysis that includes the application of questionnaires, creation of a WhatsApp group (BRAGA et al., 2017; BOUHNIK; DESHEN 2014; LOPES; VAZ 2016), seeking to understand how the didactic sequence contributes to the agency exercise based on analyzes of students contributions in their development. Based on these questions, the research questions were: 1. How can mobile devices and their applications serve as a guideline to broaden student contact with the English language? 2. What resources do they appropriate to learn English via these devices and applications? 3. Is it possible to observe evidence of agency exercises during the appropriation of these devices and the development of the didactic sequence? It was possible to see that mobile learning coupled with the use of didactic sequence can influence the student agency exercise, bringing experiences to the integration of mobile digital technologies in the English language classroom, and that applications, games, tools and other devices interfere in the practice of the agency, especially in English language learning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAplicativos móveisMétodos de ensinoAquisição da segunda linguagemLíngua inglesa Metodologia de ensinoLíngua inglesa Estudo e ensinoAprendizagem móvelcontextualizaçãoagênciasequências didáticasO uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdfapplication/pdf4203323https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/1/disserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdfb39e8dc7c54115ba969c9fb18a2f1e30MD51dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdfapplication/pdf68570https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/2/dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdfd824d370f0f1b0ca48056889d6372a0bMD52TEXTdisserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdf.txtdisserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain207010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/3/disserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdf.txtf353c5a53995dd43390edbc7c813112bMD53dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdf.txtdem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain1211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/4/dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdf.txtf1c1c0d7e7ec16ec93d796835a6b3cf8MD541843/LETR-BAAH2U2019-11-14 03:26:17.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BAAH2URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:26:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
title |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
spellingShingle |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês Demetrius Faria dos Santos Aprendizagem móvel contextualização agência sequências didáticas Aplicativos móveis Métodos de ensino Aquisição da segunda linguagem Língua inglesa Metodologia de ensino Língua inglesa Estudo e ensino |
title_short |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
title_full |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
title_fullStr |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
title_full_unstemmed |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
title_sort |
O uso de dispositivo e aplicativos móveis em sequências didáticas no ensino fundamental: agência e aprendizagem de inglês |
author |
Demetrius Faria dos Santos |
author_facet |
Demetrius Faria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junia de Carvalho Fidelis Braga |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sergio Gartner Pais de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ronaldo Corrêa Gomes Júnior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demetrius Faria dos Santos |
contributor_str_mv |
Junia de Carvalho Fidelis Braga Sergio Gartner Pais de Oliveira Ronaldo Corrêa Gomes Júnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem móvel contextualização agência sequências didáticas |
topic |
Aprendizagem móvel contextualização agência sequências didáticas Aplicativos móveis Métodos de ensino Aquisição da segunda linguagem Língua inglesa Metodologia de ensino Língua inglesa Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicativos móveis Métodos de ensino Aquisição da segunda linguagem Língua inglesa Metodologia de ensino Língua inglesa Estudo e ensino |
description |
Esta dissertação tem como questão central a aprendizagem móvel na escola pública e as percepções sobre o uso de aplicativos móveis no contexto de língua inglesa, partindo da premissa de que os dispositivos móveis têm potencial para expandir as atividades de sala de aula, considerando sua utilização no dia a dia dos estudantes, que estão sempre conectados à rede via smartphones, acessam seus sites e aplicativos favoritos na escola e em diversos contextos. A aprendizagem móvel pode oferecer oportunidades exclusivas para o desenvolvimento de pedagogias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes (CROMPTON, 2013), podendo influenciar no desenvolvimento e na configuração de práticas pedagógicas que favorecem a agência (VAN LIER, 2010) e alterando a maneira como os estudantes se apropriam dos benefícios que as tecnologias disponíveis oferecem em uma comunidade escolar. Considerando que as sequências didáticas são formas criativas de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática (XAVIER; URIO, 2006), a pesquisa propõe sua utilização aliada à aprendizagem móvel, por possibilitar práticas mais significativas, motivadoras e contextualizadas, ensinando a língua inglesa de modo localmente situado e criticamente balizado. Os estudos e leituras preliminares apontam que Mobile Learning é uma área de conhecimento bastante promissora, entretanto as escolas ainda não acolhem essa metodologia como ensino realizado no espaço escolar, o que pode causar estranhamento no contexto da escola pública, portanto a proposta de desenvolver uma sequência didática como instrumento de expansão da sala de aula pode ser uma solução a esses desafios, capaz de alinhar a escola com o ambiente extraclasse. A sequência didática pretende contribuir como veículo de ligação entre aprendizagem de inglês dentro de sala de aula e outros contextos, de maneira mais compatível com as necessidades da sociedade atual, em que os alunos, suas tecnologias portáteis, seus estilos de aprendizagem e anseios são considerados. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Aarão Reis, localizada em Belo Horizonte-MG (turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em parceria com membros da comunidade e equipe gestora). A coleta de dados segue a metodologia qualitativa, análise exploratória descritiva que inclui a aplicação de questionários, criação de grupo de WhatsApp (BRAGA et al. 2017; BOUHNIK; DESHEN 2014; LOPES; VAZ 2016), buscando compreender como a sequência didática contribui para o exercício de agência a partir de análises de contribuições dos estudantes no seu desenvolvimento. Com base nessas questões, as perguntas da pesquisa foram: 1. De que maneira os dispositivos móveis e seus aplicativos podem servir de fio condutor para ampliar o contato dos alunos com a língua inglesa? 2. De quais recursos eles se apropriam para aprender inglês via esses dispositivos e aplicativos? 3. É possível observar indícios de exercícios de agência durante a apropriação desses dispositivos e o desenvolvimento da sequência didática? Foi possível perceber que a aprendizagem móvel aliada ao uso de sequência didática pode influenciar o exercício da agência dos estudantes, trazendo experiências oportunizadas pela integração de tecnologias digitais móveis na sala de aula de língua inglesa, e que aplicativos, jogos, ferramentas e outros dispositivos interferem no exercício da agência, especialmente na aprendizagem de língua inglesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T13:38:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T13:38:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAAH2U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAAH2U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/1/disserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/2/dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/3/disserta__o_dem_trius_faria_dos_santos_mar_o_2019_pdf.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BAAH2U/4/dem_trius_faria_dos_santos_ficha_catalogr_fica_disserta__o_mar_o_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b39e8dc7c54115ba969c9fb18a2f1e30 d824d370f0f1b0ca48056889d6372a0b f353c5a53995dd43390edbc7c813112b f1c1c0d7e7ec16ec93d796835a6b3cf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589223192723456 |