O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizet Maria Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Intervenção Pedagógica implementada na Escola Municipal Ângelo Ricardo, localizada no município de Frutal (MG). A instituição sempre proporcionou recuperação paralela para seus alunos e atualmente desenvolve um projeto específico, O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o Ciclo da Alfabetização e a Implementação de uma Escola Democrática com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e garantir que o aluno dê continuidade aos seus estudos. O projeto tem como proposta diminuir o fracasso escolar e baixar o índice de evasão. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar que o PIP está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e com as legislações educacionais vigentes. Nesse âmbito o papel do Gestor é de fundamental importância para assegurar a efetiva implementação do mesmo e para garantir/fomentar o envolvimento de toda a comunidade.
id UFMG_d8d2f918dbeeb3bb38258d8de0027509
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQK3X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliandra da Costa MendesElizet Maria Silva2019-08-10T07:08:59Z2019-08-10T07:08:59Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3XEste trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Intervenção Pedagógica implementada na Escola Municipal Ângelo Ricardo, localizada no município de Frutal (MG). A instituição sempre proporcionou recuperação paralela para seus alunos e atualmente desenvolve um projeto específico, O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o Ciclo da Alfabetização e a Implementação de uma Escola Democrática com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e garantir que o aluno dê continuidade aos seus estudos. O projeto tem como proposta diminuir o fracasso escolar e baixar o índice de evasão. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar que o PIP está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e com as legislações educacionais vigentes. Nesse âmbito o papel do Gestor é de fundamental importância para assegurar a efetiva implementação do mesmo e para garantir/fomentar o envolvimento de toda a comunidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoParalelaEnsino/AprendizagemIntervenção PedagógicaProjeto Político PedagógicoNível de DesempenhoRecuperaçãoO Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelizet.pdfapplication/pdf368919https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK3X/1/elizet.pdf6bb82241886c0f2821af2c80d9e5c436MD51TEXTelizet.pdf.txtelizet.pdf.txtExtracted texttext/plain138224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK3X/2/elizet.pdf.txt4688851504c54e51352cdb2b70f71c2bMD521843/BUBD-9WQK3X2019-11-14 03:16:08.563oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQK3XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:16:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
title O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
spellingShingle O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
Elizet Maria Silva
Paralela
Ensino/Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Nível de Desempenho
Recuperação
Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
title_full O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
title_fullStr O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
title_full_unstemmed O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
title_sort O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
author Elizet Maria Silva
author_facet Elizet Maria Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Elizet Maria Silva
contributor_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Paralela
Ensino/Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Nível de Desempenho
Recuperação
topic Paralela
Ensino/Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Projeto Político Pedagógico
Nível de Desempenho
Recuperação
Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description Este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Intervenção Pedagógica implementada na Escola Municipal Ângelo Ricardo, localizada no município de Frutal (MG). A instituição sempre proporcionou recuperação paralela para seus alunos e atualmente desenvolve um projeto específico, O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o Ciclo da Alfabetização e a Implementação de uma Escola Democrática com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e garantir que o aluno dê continuidade aos seus estudos. O projeto tem como proposta diminuir o fracasso escolar e baixar o índice de evasão. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar que o PIP está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e com as legislações educacionais vigentes. Nesse âmbito o papel do Gestor é de fundamental importância para assegurar a efetiva implementação do mesmo e para garantir/fomentar o envolvimento de toda a comunidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:08:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK3X/1/elizet.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK3X/2/elizet.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bb82241886c0f2821af2c80d9e5c436
4688851504c54e51352cdb2b70f71c2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589516884180992