Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Lima de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNUG
Resumo: No estudo que ora se apresenta, destacam-se as especificidades de atendimento aos estudantes surdos no contexto de uma escola regular. Para a discussão levantada nesse trabalho, partiu-se da tendência relativa à legislação educacional em vigência, que é de buscar uma maior flexibilidade nas estruturas físicas e pedagógicas das escolas, de modo a melhor atender todos os estudantes acolhidos pelas diferentes instituições de ensino. Em termos metodológicos, buscou-se fazer uma análise detalhada dos questionários aplicados a cinco professores de Ciências, Biologia, Química e Física de quatro escolas públicas estaduais na cidade de Bom Despacho (MG). A partir das respostas, foram discutidas as dificuldades encontradas na mediação do conhecimento junto aos estudantes surdos, bem como as estratégias de ensino e intervenções pedagógicas articuladas em sala de aula para favorecer o aprendizado desses sujeitos. Destacam-se também os desafios e dificuldades que os professores demonstraram encontrar no trabalho com os estudantes surdos em suas aulas. A partir dos resultados obtidos, defende-se a importância do Ensino de Ciências por Investigação como uma das estratégias de abordagem dos conteúdos científicos com potencial para melhorar a aprendizagem dos estudantes surdos. Dessa forma, acredita-se que o Ensino de Ciências por Investigação pode favorecer um maior engajamento dos estudantes surdos e ouvintes nas propostas de ensino levadas para a sala de aula, assegurando uma maior participação destes na construção coletiva do conhecimento e do processo de inclusão.
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