Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNUG |
Resumo: | No estudo que ora se apresenta, destacam-se as especificidades de atendimento aos estudantes surdos no contexto de uma escola regular. Para a discussão levantada nesse trabalho, partiu-se da tendência relativa à legislação educacional em vigência, que é de buscar uma maior flexibilidade nas estruturas físicas e pedagógicas das escolas, de modo a melhor atender todos os estudantes acolhidos pelas diferentes instituições de ensino. Em termos metodológicos, buscou-se fazer uma análise detalhada dos questionários aplicados a cinco professores de Ciências, Biologia, Química e Física de quatro escolas públicas estaduais na cidade de Bom Despacho (MG). A partir das respostas, foram discutidas as dificuldades encontradas na mediação do conhecimento junto aos estudantes surdos, bem como as estratégias de ensino e intervenções pedagógicas articuladas em sala de aula para favorecer o aprendizado desses sujeitos. Destacam-se também os desafios e dificuldades que os professores demonstraram encontrar no trabalho com os estudantes surdos em suas aulas. A partir dos resultados obtidos, defende-se a importância do Ensino de Ciências por Investigação como uma das estratégias de abordagem dos conteúdos científicos com potencial para melhorar a aprendizagem dos estudantes surdos. Dessa forma, acredita-se que o Ensino de Ciências por Investigação pode favorecer um maior engajamento dos estudantes surdos e ouvintes nas propostas de ensino levadas para a sala de aula, assegurando uma maior participação destes na construção coletiva do conhecimento e do processo de inclusão. |
id |
UFMG_37d4371da438bd5b956517a214d88de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZQNUG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vinícius Catão de Assis SouzaAnne Kely Marques do NascimentoGabriela Lima de Souza2019-08-11T15:24:04Z2019-08-11T15:24:04Z2015-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNUGNo estudo que ora se apresenta, destacam-se as especificidades de atendimento aos estudantes surdos no contexto de uma escola regular. Para a discussão levantada nesse trabalho, partiu-se da tendência relativa à legislação educacional em vigência, que é de buscar uma maior flexibilidade nas estruturas físicas e pedagógicas das escolas, de modo a melhor atender todos os estudantes acolhidos pelas diferentes instituições de ensino. Em termos metodológicos, buscou-se fazer uma análise detalhada dos questionários aplicados a cinco professores de Ciências, Biologia, Química e Física de quatro escolas públicas estaduais na cidade de Bom Despacho (MG). A partir das respostas, foram discutidas as dificuldades encontradas na mediação do conhecimento junto aos estudantes surdos, bem como as estratégias de ensino e intervenções pedagógicas articuladas em sala de aula para favorecer o aprendizado desses sujeitos. Destacam-se também os desafios e dificuldades que os professores demonstraram encontrar no trabalho com os estudantes surdos em suas aulas. A partir dos resultados obtidos, defende-se a importância do Ensino de Ciências por Investigação como uma das estratégias de abordagem dos conteúdos científicos com potencial para melhorar a aprendizagem dos estudantes surdos. Dessa forma, acredita-se que o Ensino de Ciências por Investigação pode favorecer um maior engajamento dos estudantes surdos e ouvintes nas propostas de ensino levadas para a sala de aula, assegurando uma maior participação destes na construção coletiva do conhecimento e do processo de inclusão.This study presented the specifics of caring for deaf students in the context of a regular school. For discussion raised in this work, it departed from the trend on the educational legislation in force, which is to seek greater flexibility in physical and educational frameworks in schools, in order to better serve all students welcomed by the different educational institutions. In terms of methodology, we sought to make a detailed analysis of the questionnaires conducted with five teachers of Science, Biology, Chemistry and Physics of four public schools in the town of Bom Despacho (Brazil). From the responses, the difficulties encountered were discussed in the mediation of knowledge with the deaf students as well as teaching strategies and pedagogical interventions articulated in the classroom to promote learning of these subjects. It was pointed challenges and difficulties that teachers demonstrated in working with deaf students. From the results, it defends the importance of strategies of investigation in Science Education as one of approach with the potential to improve the learning of deaf students. Thus, it is believed that the Teaching of Science through Investigation may encourage a greater involvement of deaf and non-deaf students with the teaching proposals brought to the classroom, ensuring a greater participation in the collective construction of knowledge and the process of inclusion in the school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação inclusivaSurdos EducaçãoCiência Estudo e ensinoEducação de SurdosEnsino de Ciências por InvestigaçãoInclusão EscolarInclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdfapplication/pdf875004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNUG/1/monografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf6a8d3571532cb004b5a40299a38d9803MD51TEXTmonografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf.txtmonografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain90422https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNUG/2/monografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf.txtcd0aa417fce68c15d5f0da4ae4b05ab4MD521843/BUOS-AZQNUG2019-11-14 06:18:10.814oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZQNUGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:18:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
title |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
spellingShingle |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula Gabriela Lima de Souza Educação de Surdos Ensino de Ciências por Investigação Inclusão Escolar Educação Educação inclusiva Surdos Educação Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
title_full |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
title_fullStr |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
title_sort |
Inclusão escolar, educação de surdos e os desafios para articular os conhecimentos científicos frente à diversidade presente nas salas de aula |
author |
Gabriela Lima de Souza |
author_facet |
Gabriela Lima de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vinícius Catão de Assis Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anne Kely Marques do Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Lima de Souza |
contributor_str_mv |
Vinícius Catão de Assis Souza Anne Kely Marques do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Surdos Ensino de Ciências por Investigação Inclusão Escolar |
topic |
Educação de Surdos Ensino de Ciências por Investigação Inclusão Escolar Educação Educação inclusiva Surdos Educação Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação inclusiva Surdos Educação Ciência Estudo e ensino |
description |
No estudo que ora se apresenta, destacam-se as especificidades de atendimento aos estudantes surdos no contexto de uma escola regular. Para a discussão levantada nesse trabalho, partiu-se da tendência relativa à legislação educacional em vigência, que é de buscar uma maior flexibilidade nas estruturas físicas e pedagógicas das escolas, de modo a melhor atender todos os estudantes acolhidos pelas diferentes instituições de ensino. Em termos metodológicos, buscou-se fazer uma análise detalhada dos questionários aplicados a cinco professores de Ciências, Biologia, Química e Física de quatro escolas públicas estaduais na cidade de Bom Despacho (MG). A partir das respostas, foram discutidas as dificuldades encontradas na mediação do conhecimento junto aos estudantes surdos, bem como as estratégias de ensino e intervenções pedagógicas articuladas em sala de aula para favorecer o aprendizado desses sujeitos. Destacam-se também os desafios e dificuldades que os professores demonstraram encontrar no trabalho com os estudantes surdos em suas aulas. A partir dos resultados obtidos, defende-se a importância do Ensino de Ciências por Investigação como uma das estratégias de abordagem dos conteúdos científicos com potencial para melhorar a aprendizagem dos estudantes surdos. Dessa forma, acredita-se que o Ensino de Ciências por Investigação pode favorecer um maior engajamento dos estudantes surdos e ouvintes nas propostas de ensino levadas para a sala de aula, assegurando uma maior participação destes na construção coletiva do conhecimento e do processo de inclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T15:24:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T15:24:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNUG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNUG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNUG/1/monografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNUG/2/monografia_enci_gabriela___vers_o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a8d3571532cb004b5a40299a38d9803 cd0aa417fce68c15d5f0da4ae4b05ab4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589432908972032 |