A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Izabela Elias Correia de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729
Resumo: Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.
id UFRPE_0463ff2a9d0e097c725b059644903b69
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/729
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamentalEstudante surdoEducação inclusivaEste trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.This work aims to present a discussion about deaf students inclusion at a 2º class in a fundamental teaching. It had as general objective to analyze how the process of inclusion of deaf students is and as an especific objective it aims identify the practices inclusives in the interation process from this deaf students with their classmates, observe the teacher's conception about the difficults to develop specific and inclusive activities to this public, besides identify the difficults to communication between the deaf students and the others. This work is a field research with a qualitative aproach, since observations and interviews were made based with instruments like colect data, made in a class from 2º class in the elementary school, where there are twenty students, between them, there are three deaf, in a school in Garanhuns - PE. From the analisys of the data collection, it was possible to understand that even if the deaf students are in the fundamental class, it doesn't assure their inclusion, therefore the enviroment where they are doesn't offer the subsidies necessaries for development, wheter intellectual or social.BrasilVasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemoshttp://lattes.cnpq.br/5205687959943824http://lattes.cnpq.br/4261347568631671Melo, Izabela Elias Correia de2019-02-08T13:47:04Z2019-02-08T13:47:04Z2018-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfMELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T18:58:10Zoai:dspace:123456789/729Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T18:58:10Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
title A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
spellingShingle A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
Melo, Izabela Elias Correia de
Estudante surdo
Educação inclusiva
title_short A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
title_full A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
title_fullStr A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
title_full_unstemmed A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
title_sort A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
author Melo, Izabela Elias Correia de
author_facet Melo, Izabela Elias Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos
http://lattes.cnpq.br/5205687959943824
http://lattes.cnpq.br/4261347568631671
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Izabela Elias Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante surdo
Educação inclusiva
topic Estudante surdo
Educação inclusiva
description Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
2019-02-08T13:47:04Z
2019-02-08T13:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729
identifier_str_mv MELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277168407019520