A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729 |
Resumo: | Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social. |
id |
UFRPE_0463ff2a9d0e097c725b059644903b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/729 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamentalEstudante surdoEducação inclusivaEste trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social.This work aims to present a discussion about deaf students inclusion at a 2º class in a fundamental teaching. It had as general objective to analyze how the process of inclusion of deaf students is and as an especific objective it aims identify the practices inclusives in the interation process from this deaf students with their classmates, observe the teacher's conception about the difficults to develop specific and inclusive activities to this public, besides identify the difficults to communication between the deaf students and the others. This work is a field research with a qualitative aproach, since observations and interviews were made based with instruments like colect data, made in a class from 2º class in the elementary school, where there are twenty students, between them, there are three deaf, in a school in Garanhuns - PE. From the analisys of the data collection, it was possible to understand that even if the deaf students are in the fundamental class, it doesn't assure their inclusion, therefore the enviroment where they are doesn't offer the subsidies necessaries for development, wheter intellectual or social.BrasilVasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemoshttp://lattes.cnpq.br/5205687959943824http://lattes.cnpq.br/4261347568631671Melo, Izabela Elias Correia de2019-02-08T13:47:04Z2019-02-08T13:47:04Z2018-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfMELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T18:58:10Zoai:dspace:123456789/729Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T18:58:10Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
title |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
spellingShingle |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental Melo, Izabela Elias Correia de Estudante surdo Educação inclusiva |
title_short |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
title_full |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
title_fullStr |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
title_sort |
A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental |
author |
Melo, Izabela Elias Correia de |
author_facet |
Melo, Izabela Elias Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos http://lattes.cnpq.br/5205687959943824 http://lattes.cnpq.br/4261347568631671 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Izabela Elias Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante surdo Educação inclusiva |
topic |
Estudante surdo Educação inclusiva |
description |
Este trabalho propõe apresentar a discussão a respeito da inclusão de estudantes surdos em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, teve como objetivo geral: analisar como se configura o processo de inclusão de estudantes surdos no ensino fundamental, e como específicos buscamos identificar as práticas inclusivas no processo de interação destes estudantes surdos com os colegas da sala, analisar a concepção da professora quanto às dificuldades em desenvolver práticas inclusivas voltadas para esse público específico e identificar as dificuldades de comunicação dos estudantes surdos com os demais. Configura-se como pesquisa de campo com abordagem qualitativa, uma vez que teve a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, realizada em uma sala de 2° ano do ensino fundamental, composta por 20 alunos, destes, 3 (três) eram surdos, em uma escola do município de Garanhuns-PE. A partir da análise dos dados coletados, foi possível compreender que mesmo os estudantes surdos estando inseridos na sala de aula fundamental, não garante de fato a inclusão, pois o contexto no qual se encontram não oferta condições necessárias para seus desenvolvimentos, seja intelectual ou social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 2019-02-08T13:47:04Z 2019-02-08T13:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729 |
identifier_str_mv |
MELO, Izabela Elias Correia de Melo. A inclusão de estudantes surdos em uma sala do ensino fundamental. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277168407019520 |