Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Beatriz dos Santos Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS
Resumo: Esse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social.
id UFMG_3941379892f0c0a426b78c79f7d4b300
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGPTS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliandra da Costa MendesAna Beatriz dos Santos Vieira2019-08-11T04:24:54Z2019-08-11T04:24:54Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTSEsse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Gestão democráticaEducação inclusivaEscolas Organização e administraçãoInclusãoProfessoresCapacitaçãoParticipaçãoSala de recursoEducação inclusiva e a construção de uma Escola Democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdfapplication/pdf193178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/1/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf52f1b43957bd7467ee6fd611760dfc5cMD51TEXTtcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txttcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain60569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/2/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txt081d024425f179fb65f7fdb102e7ac7aMD521843/BUOS-9LGPTS2019-11-14 11:21:56.873oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGPTSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:21:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
title Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
spellingShingle Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
Ana Beatriz dos Santos Vieira
Inclusão
Professores
Capacitação
Participação
Sala de recurso
Rendimento escolar
Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
title_short Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
title_full Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
title_fullStr Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
title_full_unstemmed Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
title_sort Educação inclusiva e a construção de uma Escola Democrática
author Ana Beatriz dos Santos Vieira
author_facet Ana Beatriz dos Santos Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Beatriz dos Santos Vieira
contributor_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Professores
Capacitação
Participação
Sala de recurso
topic Inclusão
Professores
Capacitação
Participação
Sala de recurso
Rendimento escolar
Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Escolas Gestão democrática
Educação inclusiva
Escolas Organização e administração
description Esse trabalho tem como referência a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Tereza Paulino da Costa e se propõe a apresentar a sala de Recursos que foi estruturada na instituição. A partir da construção dessa sala iniciou-se o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mesmo aqueles que possuem apenas um déficit cognitivo. Através de parcerias entre o governo municipal e federal foram arrecadados recursos para a viabilização desse espaço. A partir de estudos teóricos e bibliográficos consegui-se traçar a trajetória das discussões acerca da educação especial, seus impasses e avanços para que fosse possível compreender a importância do atendimento das crianças e sua efetiva inclusão social.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:24:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGPTS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/1/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LGPTS/2/tcc_ana_beatriz_dos_santos_vieira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52f1b43957bd7467ee6fd611760dfc5c
081d024425f179fb65f7fdb102e7ac7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589225385295872