gestão democrática e participativa: um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Leticia Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3
Resumo: Procura-se, nesta análise, estabelecer uma reflexão acerca do processo de construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede pública municipal de Nova Serrana/MG e os desafios da gestão democrática e participativa. Sabe-se que toda Escola precisa planejar e organizar a sua prática pedagógica e situar-se politicamente, no sentido de favorecer a construção da gestão democrática com a participação da comunidade escolar. Esta forma de gestão propicia a melhoria da qualidade da educação e favorece não só as atividades administrativas, mas também as pedagógicas, influenciando positivamente na aprendizagem, no trabalho do gestor e consequentemente, na melhoria da instituição, que tem como função primordial a formação humana. Uma formação que leva o cidadão a participar de forma consciente da vida em sociedade, a perceber o significado real de educação e valorizar a participação de toda comunidade escolar na aplicação dos recursos, nas melhorias referentes à aprendizagem, nas decisões enfim, nos rumos da escola. Esta análise é fundamentada, sobretudo, nas ideias de pesquisadores que acreditam que conceitos como democratização, descentralização, qualidade e participação devem ser debatidos no interior das escolas. Mas a pesquisa mostra também que essa gestão democrática e participativa, configura-se ainda como um grande desafio. O principal deles consiste em conscientizar a comunidade da importância da sua participação na busca de soluções para os problemas relativos à vida escolar e de seu papel como agentes de construção e reconstrução de seu próprio conhecimento e de sua autonomia.
id UFMG_39661583f7939721a95aae7c0d06c71f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDFH3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling gestão democrática e participativa: um desafioComunidadeGestão democráticaInteraçãoParticipativaDesafioGestão democráticaEscolas Organização e AdministraçãoProcura-se, nesta análise, estabelecer uma reflexão acerca do processo de construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede pública municipal de Nova Serrana/MG e os desafios da gestão democrática e participativa. Sabe-se que toda Escola precisa planejar e organizar a sua prática pedagógica e situar-se politicamente, no sentido de favorecer a construção da gestão democrática com a participação da comunidade escolar. Esta forma de gestão propicia a melhoria da qualidade da educação e favorece não só as atividades administrativas, mas também as pedagógicas, influenciando positivamente na aprendizagem, no trabalho do gestor e consequentemente, na melhoria da instituição, que tem como função primordial a formação humana. Uma formação que leva o cidadão a participar de forma consciente da vida em sociedade, a perceber o significado real de educação e valorizar a participação de toda comunidade escolar na aplicação dos recursos, nas melhorias referentes à aprendizagem, nas decisões enfim, nos rumos da escola. Esta análise é fundamentada, sobretudo, nas ideias de pesquisadores que acreditam que conceitos como democratização, descentralização, qualidade e participação devem ser debatidos no interior das escolas. Mas a pesquisa mostra também que essa gestão democrática e participativa, configura-se ainda como um grande desafio. O principal deles consiste em conscientizar a comunidade da importância da sua participação na busca de soluções para os problemas relativos à vida escolar e de seu papel como agentes de construção e reconstrução de seu próprio conhecimento e de sua autonomia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarly Olívia Ribeiro e SilvaMaria Leticia Pereira2019-08-13T13:38:01Z2019-08-13T13:38:01Z2011-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T02:15:26Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDFH3Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T02:15:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv gestão democrática e participativa: um desafio
title gestão democrática e participativa: um desafio
spellingShingle gestão democrática e participativa: um desafio
Maria Leticia Pereira
Comunidade
Gestão democrática
Interação
Participativa
Desafio
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
title_short gestão democrática e participativa: um desafio
title_full gestão democrática e participativa: um desafio
title_fullStr gestão democrática e participativa: um desafio
title_full_unstemmed gestão democrática e participativa: um desafio
title_sort gestão democrática e participativa: um desafio
author Maria Leticia Pereira
author_facet Maria Leticia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marly Olívia Ribeiro e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Leticia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade
Gestão democrática
Interação
Participativa
Desafio
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
topic Comunidade
Gestão democrática
Interação
Participativa
Desafio
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
description Procura-se, nesta análise, estabelecer uma reflexão acerca do processo de construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede pública municipal de Nova Serrana/MG e os desafios da gestão democrática e participativa. Sabe-se que toda Escola precisa planejar e organizar a sua prática pedagógica e situar-se politicamente, no sentido de favorecer a construção da gestão democrática com a participação da comunidade escolar. Esta forma de gestão propicia a melhoria da qualidade da educação e favorece não só as atividades administrativas, mas também as pedagógicas, influenciando positivamente na aprendizagem, no trabalho do gestor e consequentemente, na melhoria da instituição, que tem como função primordial a formação humana. Uma formação que leva o cidadão a participar de forma consciente da vida em sociedade, a perceber o significado real de educação e valorizar a participação de toda comunidade escolar na aplicação dos recursos, nas melhorias referentes à aprendizagem, nas decisões enfim, nos rumos da escola. Esta análise é fundamentada, sobretudo, nas ideias de pesquisadores que acreditam que conceitos como democratização, descentralização, qualidade e participação devem ser debatidos no interior das escolas. Mas a pesquisa mostra também que essa gestão democrática e participativa, configura-se ainda como um grande desafio. O principal deles consiste em conscientizar a comunidade da importância da sua participação na busca de soluções para os problemas relativos à vida escolar e de seu papel como agentes de construção e reconstrução de seu próprio conhecimento e de sua autonomia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-28
2019-08-13T13:38:01Z
2019-08-13T13:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829603994402816