Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edilza Ribeiro Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJGPR
Resumo: Na contemporaneidade, a discussão a respeito das competências necessárias para que o profissional que adentra ao mercado de trabalho se consolide tem alcançado dimensões significativas. Atualmente, é comum verificar que essas competências são geradas a partir dos eixos educativos, que norteiam o conhecimento, as habilidades e as atitudes destes profissionais. Cursos de formação profissional, por seu caráter técnico, costumam aplicar avaliações sem considerar o perfil das competências exigidas pelo mercado que irá absorver seus egressos, focando essas avaliações mais em regime de comprovação da assimilação de conteúdos. Pelo entendimento de que a proposta de avaliação formativa é um substancial elemento para identificação das competências geradas em cursos profissionalizantes, o objetivo geral desse projeto de intervenção é de apresentar um modelo alternativo de avaliação de competências geradas nos curso de formação profissional da Escola de Educação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra baseado nos pressupostos da avaliação formativa. A metodologia empregada evidenciou uma construção teórica e uma etapa de campo, cujos resultados culminaram na apresentação de uma proposta de trabalho, onde o foco será voltado para a aplicação de um modelo de avaliação formativa, a ser realizado oportunamente pela instituição de ensino escolhida. Como resultado, estima-se a concretização dos elementos necessários à geração de competências específicas para o eixo formador dos cursos profissionalizantes mantidos pela instituição.
id UFMG_3a2a455ce6921e25bb40139565edafd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJGPR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alda Martins GoncalvesValda da Penha CaldeiraEdilza Ribeiro Pereira2019-08-12T04:32:39Z2019-08-12T04:32:39Z2013-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJGPRNa contemporaneidade, a discussão a respeito das competências necessárias para que o profissional que adentra ao mercado de trabalho se consolide tem alcançado dimensões significativas. Atualmente, é comum verificar que essas competências são geradas a partir dos eixos educativos, que norteiam o conhecimento, as habilidades e as atitudes destes profissionais. Cursos de formação profissional, por seu caráter técnico, costumam aplicar avaliações sem considerar o perfil das competências exigidas pelo mercado que irá absorver seus egressos, focando essas avaliações mais em regime de comprovação da assimilação de conteúdos. Pelo entendimento de que a proposta de avaliação formativa é um substancial elemento para identificação das competências geradas em cursos profissionalizantes, o objetivo geral desse projeto de intervenção é de apresentar um modelo alternativo de avaliação de competências geradas nos curso de formação profissional da Escola de Educação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra baseado nos pressupostos da avaliação formativa. A metodologia empregada evidenciou uma construção teórica e uma etapa de campo, cujos resultados culminaram na apresentação de uma proposta de trabalho, onde o foco será voltado para a aplicação de um modelo de avaliação formativa, a ser realizado oportunamente pela instituição de ensino escolhida. Como resultado, estima-se a concretização dos elementos necessários à geração de competências específicas para o eixo formador dos cursos profissionalizantes mantidos pela instituição.In the present date, the discussion regarding the necessary competences so that the professional that it penetrates to the job market consolidates has been reaching significant dimensions. Now, it is common to verify that those competences are generated starting from the educational axes, that it orientate the knowledge, the abilities and these professionals attitudes. Courses of professional formation, for it technical character, apply evaluations without considering the profile of the competences demanded by the market that will absorb their exits, focusing those more evaluations in regime of proof of the assimilation of contents. For the understanding that the proposal of formative evaluation is a substantial element for identification of the competences generated in vocational courses, the general objective of that intervention project is of presenting an alternative model of evaluation of competences generated in the course of professional formation of the Escola de Formação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra based in the presuppositions of the formative evaluation. The used methodology evidenced a theoretical construction and a field stage, whose results culminated in the presentation of a work proposal, where the focus will be gone back to the application of a model of formative evaluation, to be accomplished opportunely by the teaching institution chosen. As results, it´s considered the materialization of the necessary elements to the generation of specific competences for the axis of the vocational courses maintained by the institution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemAvaliação formativaCompetênciasCursos profissionalizantesAvaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALedilza_ribeiro_pereira__1_.pdfapplication/pdf367005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJGPR/1/edilza_ribeiro_pereira__1_.pdf15f40a01ec0c4330fce44015ad15514fMD51TEXTedilza_ribeiro_pereira__1_.pdf.txtedilza_ribeiro_pereira__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain55148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJGPR/2/edilza_ribeiro_pereira__1_.pdf.txt1f149b0fbdd43413bede7dbb07ba596fMD521843/BUBD-9FJGPR2019-11-14 07:58:04.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJGPRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:58:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
title Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
spellingShingle Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
Edilza Ribeiro Pereira
Avaliação formativa
Competências
Cursos profissionalizantes
Educação em Enfermagem
title_short Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
title_full Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
title_fullStr Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
title_full_unstemmed Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
title_sort Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
author Edilza Ribeiro Pereira
author_facet Edilza Ribeiro Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alda Martins Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valda da Penha Caldeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Edilza Ribeiro Pereira
contributor_str_mv Alda Martins Goncalves
Valda da Penha Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Competências
Cursos profissionalizantes
topic Avaliação formativa
Competências
Cursos profissionalizantes
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Na contemporaneidade, a discussão a respeito das competências necessárias para que o profissional que adentra ao mercado de trabalho se consolide tem alcançado dimensões significativas. Atualmente, é comum verificar que essas competências são geradas a partir dos eixos educativos, que norteiam o conhecimento, as habilidades e as atitudes destes profissionais. Cursos de formação profissional, por seu caráter técnico, costumam aplicar avaliações sem considerar o perfil das competências exigidas pelo mercado que irá absorver seus egressos, focando essas avaliações mais em regime de comprovação da assimilação de conteúdos. Pelo entendimento de que a proposta de avaliação formativa é um substancial elemento para identificação das competências geradas em cursos profissionalizantes, o objetivo geral desse projeto de intervenção é de apresentar um modelo alternativo de avaliação de competências geradas nos curso de formação profissional da Escola de Educação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra baseado nos pressupostos da avaliação formativa. A metodologia empregada evidenciou uma construção teórica e uma etapa de campo, cujos resultados culminaram na apresentação de uma proposta de trabalho, onde o foco será voltado para a aplicação de um modelo de avaliação formativa, a ser realizado oportunamente pela instituição de ensino escolhida. Como resultado, estima-se a concretização dos elementos necessários à geração de competências específicas para o eixo formador dos cursos profissionalizantes mantidos pela instituição.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:32:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJGPR
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJGPR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJGPR/1/edilza_ribeiro_pereira__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJGPR/2/edilza_ribeiro_pereira__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15f40a01ec0c4330fce44015ad15514f
1f149b0fbdd43413bede7dbb07ba596f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589362653331456