Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação. |
id |
UFMG_3b4a01858737098793e8f31506f859e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADUPA9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardo Micherif CarneiroMaria José Gontijo SalumLuciane de Souza Gomes2019-08-11T05:28:36Z2019-08-11T05:28:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Capacidade de aprendizagem Baixo rendimento escolar Disturbios cognitivos Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Disturbios da aprendizagem Auto-estimaAuto-conceitoDificuldade de AprendizagemAutoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º cicloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciane_de_souza_gomes.pdfapplication/pdf158597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/1/luciane_de_souza_gomes.pdfa4f93e1e057cbf6dee4c35a1d4032c18MD51TEXTluciane_de_souza_gomes.pdf.txtluciane_de_souza_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain25802https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/2/luciane_de_souza_gomes.pdf.txteab777ba555346074c16dc30aa189b45MD521843/BUOS-ADUPA92019-11-14 05:00:38.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADUPA9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
title |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
spellingShingle |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo Luciane de Souza Gomes Auto-estima Auto-conceito Dificuldade de Aprendizagem Professores de ensino fundamental Formação Capacidade de aprendizagem Baixo rendimento escolar Disturbios cognitivos Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Disturbios da aprendizagem |
title_short |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
title_full |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
title_fullStr |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
title_full_unstemmed |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
title_sort |
Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo |
author |
Luciane de Souza Gomes |
author_facet |
Luciane de Souza Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardo Micherif Carneiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria José Gontijo Salum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciane de Souza Gomes |
contributor_str_mv |
Bernardo Micherif Carneiro Maria José Gontijo Salum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-estima Auto-conceito Dificuldade de Aprendizagem |
topic |
Auto-estima Auto-conceito Dificuldade de Aprendizagem Professores de ensino fundamental Formação Capacidade de aprendizagem Baixo rendimento escolar Disturbios cognitivos Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Disturbios da aprendizagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Capacidade de aprendizagem Baixo rendimento escolar Disturbios cognitivos Psicologia da aprendizagem Cognição nas crianças Disturbios da aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T05:28:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T05:28:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/1/luciane_de_souza_gomes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/2/luciane_de_souza_gomes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4f93e1e057cbf6dee4c35a1d4032c18 eab777ba555346074c16dc30aa189b45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589202278875136 |