Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciane de Souza Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação.
id UFMG_3b4a01858737098793e8f31506f859e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADUPA9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Bernardo Micherif CarneiroMaria José Gontijo SalumLuciane de Souza Gomes2019-08-11T05:28:36Z2019-08-11T05:28:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Capacidade de aprendizagem Baixo rendimento escolar  Disturbios cognitivos  Psicologia da aprendizagem  Cognição nas crianças Disturbios da aprendizagem Auto-estimaAuto-conceitoDificuldade de AprendizagemAutoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º cicloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciane_de_souza_gomes.pdfapplication/pdf158597https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/1/luciane_de_souza_gomes.pdfa4f93e1e057cbf6dee4c35a1d4032c18MD51TEXTluciane_de_souza_gomes.pdf.txtluciane_de_souza_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain25802https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/2/luciane_de_souza_gomes.pdf.txteab777ba555346074c16dc30aa189b45MD521843/BUOS-ADUPA92019-11-14 05:00:38.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADUPA9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
title Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
spellingShingle Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
Luciane de Souza Gomes
Auto-estima
Auto-conceito
Dificuldade de Aprendizagem
Professores de ensino fundamental Formação 
Capacidade de aprendizagem 
Baixo rendimento escolar  
Disturbios cognitivos  
Psicologia da aprendizagem  
Cognição nas crianças 
Disturbios da aprendizagem 
title_short Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
title_full Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
title_fullStr Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
title_full_unstemmed Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
title_sort Autoconceito de dificuldade de aprendizagem de alunos do 3º ano do 2º ciclo
author Luciane de Souza Gomes
author_facet Luciane de Souza Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardo Micherif Carneiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria José Gontijo Salum
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciane de Souza Gomes
contributor_str_mv Bernardo Micherif Carneiro
Maria José Gontijo Salum
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-estima
Auto-conceito
Dificuldade de Aprendizagem
topic Auto-estima
Auto-conceito
Dificuldade de Aprendizagem
Professores de ensino fundamental Formação 
Capacidade de aprendizagem 
Baixo rendimento escolar  
Disturbios cognitivos  
Psicologia da aprendizagem  
Cognição nas crianças 
Disturbios da aprendizagem 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Capacidade de aprendizagem 
Baixo rendimento escolar  
Disturbios cognitivos  
Psicologia da aprendizagem  
Cognição nas crianças 
Disturbios da aprendizagem 
description O presente trabalho tem como finalidade identificar o auto-conceito sobre as dificuldades de aprendizagem nos alunos do 3º Ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Professor Armando Ziller. Foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos dos alunos do 3º ano do 2º Ciclo da escola para que estes pudessem ser selecionados para a pesquisa. Diante dos resultados, foram feitas entrevistas semi-estruturadas individuais e aplicação de questionário. Pode ser percebido que a forma como o aluno se vê, interfere de maneira direta em sua aprendizagem. E a possibilidade de se realizar trabalho em grupo no sentido de recuperar alunos também foi uma possibilidade considerável, e melhor estruturar os professores diante das situações de dificuldades apresentadas pelos alunos, no sentido de criar alternativas viáveis para sua recuperação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T05:28:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T05:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADUPA9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/1/luciane_de_souza_gomes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADUPA9/2/luciane_de_souza_gomes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f93e1e057cbf6dee4c35a1d4032c18
eab777ba555346074c16dc30aa189b45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589202278875136