A função da avaliação externa no contexto social da Gestão Escolar da Escola Estadual de Felisburgo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se à função da avaliação externa, Simave/Proeb no contexto social da gestão escolar da Escola Estadual de Felisburgo, numa perspectiva de gestão democrática onde as decisões são tomadas coletivamente envolvendo a comunidade nas discussões e tomada de decisões, objetivando levantar discussões sobre as funções que a avaliação externa exerce na gestão escolar, como instrumento para monitorar a qualidade de ensino ofertado na escola, bem como oferece aos gestores um importante diagnóstico das habilidades não consolidadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem. Sobretudo é uma análise crítica de um dos itens que configuram no Projeto Político Pedagógico, elaborado com a participação da comunidade e que direciona o trabalho político pedagógico e filosófico da escola. Neste trabalho considerando como fonte as avaliações externas, especialmente o SIMAVE/PROEB, discute-se também o papel e as interferências que as avaliações exercem na gestão escolar, onde a escola fica pressionada a ter como foco no planejamento didático as matrizes de referências, minimizando o conteúdo, para alcançar um bom desempenho no SIMAVE. Por fimeste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido sob o prisma da gestão democrática. |
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A função da avaliação externa no contexto social da Gestão Escolar da Escola Estadual de FelisburgoAvaliação externaColetividadeParticipação e Gestão DemocráticaPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoRendimento escolar Avaliação educacionalO presente trabalho refere-se à função da avaliação externa, Simave/Proeb no contexto social da gestão escolar da Escola Estadual de Felisburgo, numa perspectiva de gestão democrática onde as decisões são tomadas coletivamente envolvendo a comunidade nas discussões e tomada de decisões, objetivando levantar discussões sobre as funções que a avaliação externa exerce na gestão escolar, como instrumento para monitorar a qualidade de ensino ofertado na escola, bem como oferece aos gestores um importante diagnóstico das habilidades não consolidadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem. Sobretudo é uma análise crítica de um dos itens que configuram no Projeto Político Pedagógico, elaborado com a participação da comunidade e que direciona o trabalho político pedagógico e filosófico da escola. Neste trabalho considerando como fonte as avaliações externas, especialmente o SIMAVE/PROEB, discute-se também o papel e as interferências que as avaliações exercem na gestão escolar, onde a escola fica pressionada a ter como foco no planejamento didático as matrizes de referências, minimizando o conteúdo, para alcançar um bom desempenho no SIMAVE. Por fimeste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido sob o prisma da gestão democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDenise França StehlingMarina de Lima TavaresCilene Magalhães Santos2019-08-10T20:37:23Z2019-08-10T20:37:23Z2013-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:12:45Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKQ82Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:12:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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