Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático. |
id |
UFMG_d99b4e4d513bea88295a16225350b459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWRYM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Laisa Kelly VilanovaIsaltina Almeida Alvarenga Fernandes2019-08-12T11:26:15Z2019-08-12T11:26:15Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYMO presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalConselho de ClasseAvaliaçãoAvaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdfapplication/pdf720857https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/1/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf3f15f3f870e16721df217096f81e37e1MD51TEXTtcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txttcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txtExtracted texttext/plain70412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/2/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txt9c0b61840efb5847e492809f1037e38eMD521843/BUBD-9WWRYM2019-11-14 17:41:30.844oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WWRYMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
title |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes Conselho de Classe Avaliação Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
title_full |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
title_sort |
Avaliação do rendimento escolar: ferramenta de aprendizagem |
author |
Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes |
author_facet |
Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaltina Almeida Alvarenga Fernandes |
contributor_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de Classe Avaliação |
topic |
Conselho de Classe Avaliação Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Planejamento educacional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o conceito de avaliação, bem como suas funções no âmbito escolar, tendo em vista a concepção de avaliação como um caminho para a melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, discutiu-se também acerca do conselho de classe como um instrumento democrático, na medida em que possibilita a tomada de decisões de forma coletiva sobre a avaliação dos alunos. Este espaço tem o objetivo de envolver todos os professores, descentralizando as decisões acerca da avaliação. Por fim, destaca-se a importância de um maior envolvimento por parte dos professores no sentido de compreender as contribuições de um processo avaliativo embasado no conhecimento do aluno e na discussão coletiva que envolva os docentes, a equipe gestora, tornando a escola um espaço mais democrático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T11:26:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T11:26:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWRYM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/1/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WWRYM/2/tcc_isaltina_almeida_alvarenga_fernandes._turma_13_aprovado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f15f3f870e16721df217096f81e37e1 9c0b61840efb5847e492809f1037e38e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589323497406464 |