O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabela Moreira Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8
Resumo: Trata-se de um estudo que objetivou revisar a literatura cientifica relativa ao Desafio da Avaliação por Competência no Estagio de Enfermagem. O estudo foi realizado nas bases de dados da Biblioteca virtual de saúde BVS, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe), IBECS (Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem).Foram encontrados 06 estudos que atendiam aos objetivos da pesquisa na língua portuguesa, pois havia intenção de retratar a realidade brasileira e, após analisadas, verificou-se escassez com a produção cientifica relativa com o tema. A avaliação na aprendizagem é um importante elemento constitutivo da ação pedagógica, e deverá ser reconhecida como tal a fim de que possa se configurar em um espaço de aprendizagem. O processo avaliativo poderá ser visto ainda como um importante instrumento que subsidia a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, ao disponibilizar informações que permite que a prática pedagógica seja repensada e resignificada. A avaliação da aprendizagem por competência é um desafio para os profissionais da educação, pois o profissional competente é aquele que evidencia qualidade no seu desempenho. Nesta perspectiva a sua competência deve alicerçar-se num conjunto de característica entre as quais destacamos: uma personalidade equilibrada e humanista, responsável. Podemos dizer que ser competente implica saber o que fazer em cada situação concreta, pressupõe uma compreensão e um juízo sobre a situação e uma intencionalidade na ação.
id UFMG_433303d5c77fec8933238dfdedfe39a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QMKD8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Giovana Paula Rezende SiminoFlavia Falci ErcoleIsabela Moreira Silva2019-08-11T21:17:11Z2019-08-11T21:17:11Z2014-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8Trata-se de um estudo que objetivou revisar a literatura cientifica relativa ao Desafio da Avaliação por Competência no Estagio de Enfermagem. O estudo foi realizado nas bases de dados da Biblioteca virtual de saúde BVS, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe), IBECS (Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem).Foram encontrados 06 estudos que atendiam aos objetivos da pesquisa na língua portuguesa, pois havia intenção de retratar a realidade brasileira e, após analisadas, verificou-se escassez com a produção cientifica relativa com o tema. A avaliação na aprendizagem é um importante elemento constitutivo da ação pedagógica, e deverá ser reconhecida como tal a fim de que possa se configurar em um espaço de aprendizagem. O processo avaliativo poderá ser visto ainda como um importante instrumento que subsidia a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, ao disponibilizar informações que permite que a prática pedagógica seja repensada e resignificada. A avaliação da aprendizagem por competência é um desafio para os profissionais da educação, pois o profissional competente é aquele que evidencia qualidade no seu desempenho. Nesta perspectiva a sua competência deve alicerçar-se num conjunto de característica entre as quais destacamos: uma personalidade equilibrada e humanista, responsável. Podemos dizer que ser competente implica saber o que fazer em cada situação concreta, pressupõe uma compreensão e um juízo sobre a situação e uma intencionalidade na ação.This is a study that aimed to review the scientific literature on the "Challenge of Competency Assessment in Nursing Internship.. The study was conducted in the databases of the Virtual Health Library - VHL, LILACS (Latin American and Caribbean Literature), IBECS (Spanish Bibliographic Index of Health Sciences), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and BDENF ( Base nursing .) 06 studies that met the objectives of the research in the English language because there was intention to portray the Brazilian reality , and after analyzed , there was shortage with the scientific production on the theme found. Assessment for learning is an important constituent element of the pedagogical action , and should be recognized as such in order that it may be set in a space of learning. The evaluation process can also be viewed as an important tool that supports the improvement of teaching and learning, to provide information that allows the pedagogical practice is rethought and new significance. The assessment of learning competence is a challenge for the teachers, as the competent professional is one who demonstrates quality in their performance . In this perspective jurisdiction must rest on a set of feature among which : a balanced and humanistic personality, responsible . We can say that being responsible means knowing what to do in every situation, presupposes an understanding and judgment about the situation and an intention in action.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalAvaliaçãoEnfermagemEstágioCompetênciasO desafio da avaliação por competência no estágio de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_finalizado.pdfapplication/pdf141382https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMKD8/1/tcc_finalizado.pdf9398e3a11cd6af9f3d2011bd584943a4MD51TEXTtcc_finalizado.pdf.txttcc_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain53234https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMKD8/2/tcc_finalizado.pdf.txtb58b46c70a2c62ce8e5ce4906bdb3ae3MD521843/BUOS-9QMKD82019-11-14 06:33:16.842oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QMKD8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:33:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
title O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
spellingShingle O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
Isabela Moreira Silva
Avaliação
Enfermagem
Estágio
Competências
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
title_full O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
title_fullStr O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
title_full_unstemmed O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
title_sort O desafio da avaliação por competência no estágio de enfermagem
author Isabela Moreira Silva
author_facet Isabela Moreira Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovana Paula Rezende Simino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flavia Falci Ercole
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabela Moreira Silva
contributor_str_mv Giovana Paula Rezende Simino
Flavia Falci Ercole
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Enfermagem
Estágio
Competências
topic Avaliação
Enfermagem
Estágio
Competências
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Trata-se de um estudo que objetivou revisar a literatura cientifica relativa ao Desafio da Avaliação por Competência no Estagio de Enfermagem. O estudo foi realizado nas bases de dados da Biblioteca virtual de saúde BVS, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe), IBECS (Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem).Foram encontrados 06 estudos que atendiam aos objetivos da pesquisa na língua portuguesa, pois havia intenção de retratar a realidade brasileira e, após analisadas, verificou-se escassez com a produção cientifica relativa com o tema. A avaliação na aprendizagem é um importante elemento constitutivo da ação pedagógica, e deverá ser reconhecida como tal a fim de que possa se configurar em um espaço de aprendizagem. O processo avaliativo poderá ser visto ainda como um importante instrumento que subsidia a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, ao disponibilizar informações que permite que a prática pedagógica seja repensada e resignificada. A avaliação da aprendizagem por competência é um desafio para os profissionais da educação, pois o profissional competente é aquele que evidencia qualidade no seu desempenho. Nesta perspectiva a sua competência deve alicerçar-se num conjunto de característica entre as quais destacamos: uma personalidade equilibrada e humanista, responsável. Podemos dizer que ser competente implica saber o que fazer em cada situação concreta, pressupõe uma compreensão e um juízo sobre a situação e uma intencionalidade na ação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:17:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:17:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QMKD8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMKD8/1/tcc_finalizado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QMKD8/2/tcc_finalizado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9398e3a11cd6af9f3d2011bd584943a4
b58b46c70a2c62ce8e5ce4906bdb3ae3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589576660353024