Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas Augusto Araújo Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Daniel Luiz de Souza Almeida, Iury Teixeira de Sevilha Gosling, Marlusa de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56195
Resumo: A qualidade de serviços é um aspecto importante para a satisfação dos usuários. Atualmente, o segmento de saúde tem se preocupado com essa questão. O presente artigo teve por objetivo identificar quais atributos influenciam a satisfação dos clientes da Clínica de Imagem PCA Para isso, fez-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma etapa qualitativa e um levantamento. A coleta de dados do survey teve 71 respondentes válidos. O modelo proposto foi testado usando regressão linear múltipla. Para aumentar a satisfação dos pacientes da clínica de imagem estudada, dos 6 antecedentes propostos, baseados no Servperf e na pesquisa qualitativa, apenas aspectos tangíveis e confiabilidade foram significantes.
id UFMG_44daa61d48d59ed3c28d203152bcfce7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56195
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-13T19:40:58Z2023-07-13T19:40:58Z201816211310.5892/ruvrd.v16i2.501315170276http://hdl.handle.net/1843/56195A qualidade de serviços é um aspecto importante para a satisfação dos usuários. Atualmente, o segmento de saúde tem se preocupado com essa questão. O presente artigo teve por objetivo identificar quais atributos influenciam a satisfação dos clientes da Clínica de Imagem PCA Para isso, fez-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma etapa qualitativa e um levantamento. A coleta de dados do survey teve 71 respondentes válidos. O modelo proposto foi testado usando regressão linear múltipla. Para aumentar a satisfação dos pacientes da clínica de imagem estudada, dos 6 antecedentes propostos, baseados no Servperf e na pesquisa qualitativa, apenas aspectos tangíveis e confiabilidade foram significantes.Quality of services is an important aspect for the satisfaction of consumers. Currently, the health segment has been concerned with this issue. The present article had as objective to identify which attributes influence the satisfaction of the clients of the Clínica de Imagem PCA. For this, an exploratory-descriptive research was done, with a qualitative step and a survey. Data collection from the survey had 71 valid respondents. The proposed model was tested using multiple linear regression. In order to increase patient satisfaction of the studied image clinic, of the 6 antecedents proposed, based on Servperf and qualitative research, only tangible aspects and reliability were significant.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista da Universidade Vale do Rio VerdeMarketing de serviçosServiços de saúdeQualidade de serviçosSaúdeServperfSatisfação dos Clientes.Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCAFactors that influence the satisfaction of users of Clínica de Imagem PCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5013/pdf_837Douglas Augusto Araújo SilvaDaniel Luiz de Souza AlmeidaIury Teixeira de Sevilha GoslingMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56195/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALQUALIDADE DE SERVIÇOS DE SAÚDE.pdfQUALIDADE DE SERVIÇOS DE SAÚDE.pdfapplication/pdf432050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56195/2/QUALIDADE%20DE%20SERVI%c3%87OS%20DE%20SA%c3%9aDE.pdf8672b2664a9e5404758049046e34dbd3MD521843/561952023-07-13 16:45:56.982oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-13T19:45:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Factors that influence the satisfaction of users of Clínica de Imagem PCA
title Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
spellingShingle Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
Douglas Augusto Araújo Silva
Qualidade de serviços
Saúde
Servperf
Satisfação dos Clientes.
Marketing de serviços
Serviços de saúde
title_short Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
title_full Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
title_fullStr Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
title_full_unstemmed Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
title_sort Qualidade de serviços de saúde, motivações e satisfação de pacientes: o caso da Clínica de Imagem PCA
author Douglas Augusto Araújo Silva
author_facet Douglas Augusto Araújo Silva
Daniel Luiz de Souza Almeida
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Daniel Luiz de Souza Almeida
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Augusto Araújo Silva
Daniel Luiz de Souza Almeida
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de serviços
Saúde
Servperf
Satisfação dos Clientes.
topic Qualidade de serviços
Saúde
Servperf
Satisfação dos Clientes.
Marketing de serviços
Serviços de saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing de serviços
Serviços de saúde
description A qualidade de serviços é um aspecto importante para a satisfação dos usuários. Atualmente, o segmento de saúde tem se preocupado com essa questão. O presente artigo teve por objetivo identificar quais atributos influenciam a satisfação dos clientes da Clínica de Imagem PCA Para isso, fez-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma etapa qualitativa e um levantamento. A coleta de dados do survey teve 71 respondentes válidos. O modelo proposto foi testado usando regressão linear múltipla. Para aumentar a satisfação dos pacientes da clínica de imagem estudada, dos 6 antecedentes propostos, baseados no Servperf e na pesquisa qualitativa, apenas aspectos tangíveis e confiabilidade foram significantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-13T19:40:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-13T19:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56195
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5892/ruvrd.v16i2.5013
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 15170276
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v16i2.5013
15170276
url http://hdl.handle.net/1843/56195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56195/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56195/2/QUALIDADE%20DE%20SERVI%c3%87OS%20DE%20SA%c3%9aDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
8672b2664a9e5404758049046e34dbd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589305768083456