Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Fernandes Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31542
Resumo: O aumento da população que vive em áreas urbanas é um fato constatado em todo o mundo. No entanto, a intensificação da urbanização não é acompanhada por um devido planejamento. Tal fato resulta em vias que não comportam grandes fluxos de veículos, o que leva a degradação da mobilidade urbana. A baixa mobilidade afeta o transporte de cargas das empresas, elevando seu custo e reduzindo seu nível de serviço. Para as empresas do ecommerce, o serviço de entrega de mercadorias é um dos principais elementos que influenciam a satisfação do cliente, logo a redução da mobilidade pode impactar sobre a sua rentabilidade. Este trabalho tem por objetivo compreender os impactos da mobilidade urbana no frete dos serviços de entrega de mercadorias das empresas do e-commerce. Para isso, compras de diferentes produtos foram simuladas em sites de empresas do e-commerce com entregas em regiões com diferentes níveis de mobilidade urbana. Os fretes coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, teste de média e árvore de classificação e regressão. Para complementar os resultados encontrados, uma entrevista semiestruturada com representantes de diferentes organizações relacionadas com a entrega de mercadorias do e-commerce foi aplicada com a finalidade de se compreender o processo de precificação das entregas e os impactos da mobilidade urbana nessa operação sob a perspectiva prática. O resultado das análises dos dados indica que, na amostra de preços de entrega coletados, não existe diferença estatística de frete para entregas em regiões com baixos e altos níveis de mobilidade. Tal fato pode ser explicado pela falta de atribuição estratégica à logística, por parte das empresas, e pelo alto volume de entregas em regiões de baixa mobilidade, o que faz com que os custos extras das entregas sejam rateados pelo seu grande número.
id UFMG_54749e1cfcb4aeb2a38fcfcd46cd3f08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31542
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Silveira Martinshttp://lattes.cnpq.br/4225299693291986Marcelo Bronzo LadeiraAndré Luís de Castro Moura Duartehttp://lattes.cnpq.br/3112856059140182Rafael Fernandes Ferreira2019-12-12T19:42:03Z2019-12-12T19:42:03Z2019-02-22http://hdl.handle.net/1843/31542O aumento da população que vive em áreas urbanas é um fato constatado em todo o mundo. No entanto, a intensificação da urbanização não é acompanhada por um devido planejamento. Tal fato resulta em vias que não comportam grandes fluxos de veículos, o que leva a degradação da mobilidade urbana. A baixa mobilidade afeta o transporte de cargas das empresas, elevando seu custo e reduzindo seu nível de serviço. Para as empresas do ecommerce, o serviço de entrega de mercadorias é um dos principais elementos que influenciam a satisfação do cliente, logo a redução da mobilidade pode impactar sobre a sua rentabilidade. Este trabalho tem por objetivo compreender os impactos da mobilidade urbana no frete dos serviços de entrega de mercadorias das empresas do e-commerce. Para isso, compras de diferentes produtos foram simuladas em sites de empresas do e-commerce com entregas em regiões com diferentes níveis de mobilidade urbana. Os fretes coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, teste de média e árvore de classificação e regressão. Para complementar os resultados encontrados, uma entrevista semiestruturada com representantes de diferentes organizações relacionadas com a entrega de mercadorias do e-commerce foi aplicada com a finalidade de se compreender o processo de precificação das entregas e os impactos da mobilidade urbana nessa operação sob a perspectiva prática. O resultado das análises dos dados indica que, na amostra de preços de entrega coletados, não existe diferença estatística de frete para entregas em regiões com baixos e altos níveis de mobilidade. Tal fato pode ser explicado pela falta de atribuição estratégica à logística, por parte das empresas, e pelo alto volume de entregas em regiões de baixa mobilidade, o que faz com que os custos extras das entregas sejam rateados pelo seu grande número.The increase of the population who live in urban areas is a proven worldwide fact. However, a proper planning cover does not monitor the urbanization reinforcement. Such fact lead to ways that do not comprise a great flow of vehicles, which takes to degradation of urban mobility. The low mobility affects the low shipping of the companies, which raises its cost and reduces the service level. For e-commerce companies, the delivery of the goods is one of the main elements that influence client satisfaction, therefore reducing mobility can influence the profitability. This paper aims to understand the effects of urban mobility in shipping delivery services of e-commerce companies. In order to do that, purchases from different products were simulated in e-commerce companies, which deliver their goods in different levels of urban mobility regions. The collected freights were analyzed through descriptive statistics, correlation analyzes, average trial and classification and regression tree. To complement the results it was applied a semistructured interview with reps from different organizations related to the delivery of goods, the purpose of such interview is to understand the pricing process and the effects of urban mobility at this operation from a practical perspective. The result from analyzing the data points that, there is no statistical difference of shipping for deliveries in regions with both high and low mobility levels. Such fact can be explained due to the lack of strategic allocation to logistics, by the companies, and also for the high volume of deliveries in low mobility regions, which makes the high cost of them be shared because by its high number.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFMGBrasilComércio eletrônicoLogística empresarialTransporte urbanoUrbanizaçãoMobilidade urbanae-commerceFormação de freteMobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entregainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTDISSERTAÇÃO Mobilidade Urbana e E-Commerce UFMG PPA Rafael Fernandes Ferreira FINAL FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO Mobilidade Urbana e E-Commerce UFMG PPA Rafael Fernandes Ferreira FINAL FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain167528https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Mobilidade%20Urbana%20e%20E-Commerce%20UFMG%20PPA%20Rafael%20Fernandes%20Ferreira%20FINAL%20FINAL.pdf.txta7da7f9edf8b697e1c5ebd4075832a57MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Mobilidade Urbana e E-Commerce UFMG PPA Rafael Fernandes Ferreira FINAL FINAL.pdfDISSERTAÇÃO Mobilidade Urbana e E-Commerce UFMG PPA Rafael Fernandes Ferreira FINAL FINAL.pdfapplication/pdf2278092https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Mobilidade%20Urbana%20e%20E-Commerce%20UFMG%20PPA%20Rafael%20Fernandes%20Ferreira%20FINAL%20FINAL.pdf7b62c2ff902226c4e28816615e8d2382MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/315422019-12-13 03:25:52.96oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-13T06:25:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
title Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
spellingShingle Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
Rafael Fernandes Ferreira
Mobilidade urbana
e-commerce
Formação de frete
Comércio eletrônico
Logística empresarial
Transporte urbano
Urbanização
title_short Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
title_full Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
title_fullStr Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
title_full_unstemmed Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
title_sort Mobilidade urbana e entregas do e-commerce: análise das relações entre frete cobrado do cliente final, prazos, características dos produtos e dos locais de entrega
author Rafael Fernandes Ferreira
author_facet Rafael Fernandes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Silveira Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4225299693291986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Bronzo Ladeira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv André Luís de Castro Moura Duarte
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3112856059140182
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Fernandes Ferreira
contributor_str_mv Ricardo Silveira Martins
Marcelo Bronzo Ladeira
André Luís de Castro Moura Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
e-commerce
Formação de frete
topic Mobilidade urbana
e-commerce
Formação de frete
Comércio eletrônico
Logística empresarial
Transporte urbano
Urbanização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comércio eletrônico
Logística empresarial
Transporte urbano
Urbanização
description O aumento da população que vive em áreas urbanas é um fato constatado em todo o mundo. No entanto, a intensificação da urbanização não é acompanhada por um devido planejamento. Tal fato resulta em vias que não comportam grandes fluxos de veículos, o que leva a degradação da mobilidade urbana. A baixa mobilidade afeta o transporte de cargas das empresas, elevando seu custo e reduzindo seu nível de serviço. Para as empresas do ecommerce, o serviço de entrega de mercadorias é um dos principais elementos que influenciam a satisfação do cliente, logo a redução da mobilidade pode impactar sobre a sua rentabilidade. Este trabalho tem por objetivo compreender os impactos da mobilidade urbana no frete dos serviços de entrega de mercadorias das empresas do e-commerce. Para isso, compras de diferentes produtos foram simuladas em sites de empresas do e-commerce com entregas em regiões com diferentes níveis de mobilidade urbana. Os fretes coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, teste de média e árvore de classificação e regressão. Para complementar os resultados encontrados, uma entrevista semiestruturada com representantes de diferentes organizações relacionadas com a entrega de mercadorias do e-commerce foi aplicada com a finalidade de se compreender o processo de precificação das entregas e os impactos da mobilidade urbana nessa operação sob a perspectiva prática. O resultado das análises dos dados indica que, na amostra de preços de entrega coletados, não existe diferença estatística de frete para entregas em regiões com baixos e altos níveis de mobilidade. Tal fato pode ser explicado pela falta de atribuição estratégica à logística, por parte das empresas, e pelo alto volume de entregas em regiões de baixa mobilidade, o que faz com que os custos extras das entregas sejam rateados pelo seu grande número.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T19:42:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T19:42:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31542
url http://hdl.handle.net/1843/31542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Mobilidade%20Urbana%20e%20E-Commerce%20UFMG%20PPA%20Rafael%20Fernandes%20Ferreira%20FINAL%20FINAL.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Mobilidade%20Urbana%20e%20E-Commerce%20UFMG%20PPA%20Rafael%20Fernandes%20Ferreira%20FINAL%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31542/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7da7f9edf8b697e1c5ebd4075832a57
7b62c2ff902226c4e28816615e8d2382
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589503342870528