Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Istchuk Bruning de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ
Resumo: A gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014.
id UFMG_583f9fd365aa1f088b67c9d8c4f9699b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWQXQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marilia Rezende da SilveiraLuiz Carlos BrantJuliana Istchuk Bruning de Oliveira2019-08-11T14:37:57Z2019-08-11T14:37:57Z2013-06-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQA gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014.The management of collective democratic facing a proposal enables workers participate in the decision-making process feeling the institution. In this sense we find technicians ETSUS Paraná who report difficulty recognizing their educational locus as a place of collective production. Here is the proposed intervention is based on permanent education and Paideia method as the basis for a group process, ongoing, critical analysis of work processes in ETSUS. Bring the fear of training aimed at the needs of technicians involved and responsible staff. The proposal brings the schedule and costs of project implementation that has scheduled to begin in the second half of 2013 and finish at the end of the first half of 2014.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemGestãoRecursos humanosEducação permanenteEducação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdfapplication/pdf254279https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/1/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf0ae183f45675d0695293eb2990995664MD51TEXTjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txtjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain33280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/2/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txta6aed52900c8f3890555fd6a3b39c567MD521843/BUOS-9KWQXQ2019-11-14 06:48:16.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWQXQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:48:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
title Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
spellingShingle Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
Juliana Istchuk Bruning de Oliveira
Gestão
Recursos humanos
Educação permanente
Educação em Enfermagem
title_short Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
title_full Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
title_fullStr Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
title_sort Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
author Juliana Istchuk Bruning de Oliveira
author_facet Juliana Istchuk Bruning de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marilia Rezende da Silveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Luiz Carlos Brant
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Istchuk Bruning de Oliveira
contributor_str_mv Marilia Rezende da Silveira
Luiz Carlos Brant
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Recursos humanos
Educação permanente
topic Gestão
Recursos humanos
Educação permanente
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description A gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T14:37:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T14:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/1/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/2/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ae183f45675d0695293eb2990995664
a6aed52900c8f3890555fd6a3b39c567
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589256168341504