Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ |
Resumo: | A gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014. |
id |
UFMG_583f9fd365aa1f088b67c9d8c4f9699b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWQXQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marilia Rezende da SilveiraLuiz Carlos BrantJuliana Istchuk Bruning de Oliveira2019-08-11T14:37:57Z2019-08-11T14:37:57Z2013-06-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQA gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014.The management of collective democratic facing a proposal enables workers participate in the decision-making process feeling the institution. In this sense we find technicians ETSUS Paraná who report difficulty recognizing their educational locus as a place of collective production. Here is the proposed intervention is based on permanent education and Paideia method as the basis for a group process, ongoing, critical analysis of work processes in ETSUS. Bring the fear of training aimed at the needs of technicians involved and responsible staff. The proposal brings the schedule and costs of project implementation that has scheduled to begin in the second half of 2013 and finish at the end of the first half of 2014.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemGestãoRecursos humanosEducação permanenteEducação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdfapplication/pdf254279https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/1/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf0ae183f45675d0695293eb2990995664MD51TEXTjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txtjuliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain33280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/2/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txta6aed52900c8f3890555fd6a3b39c567MD521843/BUOS-9KWQXQ2019-11-14 06:48:16.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWQXQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:48:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
title |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção Juliana Istchuk Bruning de Oliveira Gestão Recursos humanos Educação permanente Educação em Enfermagem |
title_short |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
title_full |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
title_sort |
Educação permanente como estratégia de construção de um locus educacional: uma proposta de intervenção |
author |
Juliana Istchuk Bruning de Oliveira |
author_facet |
Juliana Istchuk Bruning de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marilia Rezende da Silveira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Luiz Carlos Brant |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Istchuk Bruning de Oliveira |
contributor_str_mv |
Marilia Rezende da Silveira Luiz Carlos Brant |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Recursos humanos Educação permanente |
topic |
Gestão Recursos humanos Educação permanente Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
A gestão de coletivos voltada para uma proposta democrática possibilita que os trabalhadores participem dos processos decisórios constituindo-se parte da instituição. Neste sentido, encontramos os técnicos da ETSUS Paraná que relatam dificuldade em reconhecer seu lócus educacional como sendo um local de produção coletiva. Apresentamos a proposta de intervenção que fundamentase na Educação Permanente e no Método Paidéia como bases para um processo grupal, permanente, de análise crítica dos processos de trabalho desenvolvidos na ETSUS. Propomos capacitações voltadas para as necessidades dos técnicos envolvendo e responsabilizando a equipe. A proposta traz o cronograma e os custos da implementação do projeto que tem seu início previsto para o segundo semestre de 2013 e término para o primeiro semestre de 2014. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T14:37:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T14:37:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWQXQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/1/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWQXQ/2/juliana_istchuk_bruning_de_oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ae183f45675d0695293eb2990995664 a6aed52900c8f3890555fd6a3b39c567 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589256168341504 |