Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Aparecida de Moura Raid
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC
Resumo: A educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital.
id UFMG_ea809bc33215a8b81c49c091a125901b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEPMXC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Amanda Marcia dos Santos ReinaldoDanielle Aparecida de Moura Raid2019-08-12T14:50:10Z2019-08-12T14:50:10Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXCA educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital.Continuing education using educational practices as a means to transform the worker in the subject of work processes allows at the same time analyze and improve the process of learning related to daily actions in health services through critical reflection, uniting practice to theory. It is through the problems faced in reality, that it is possible to plan the work of the educator. The teacher is the facilitator of the learning process, in order to improve the quality of care in health services and ensure patient safety. This intervention project aims to create the lifelong learning sector. This project was developed from the intention to intervene positively in the structure of a hospital with a view to create the continuing education sector. The literature that supports this proposal was carried out between January and February 2015. From the selection of scientific articles in Portuguese, in VHL database (Virtual Health Library) and SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Clearly the interlace betweenhealth and education is essential in human life, especially in the work routine that emphasizes the life of an individual and can be understood as the two pillars to maintain the quality of the user service inside a hospital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeIntervençãoEducação permanenteAssistência de enfermagemProjeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdfapplication/pdf7125809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/1/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdfc44953ac486016f3f1a06a5c5d3e191bMD51TEXTdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtdanielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtExtracted texttext/plain26374https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/2/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txtdd5a73fe8a40eb03d9bcf9f363190b27MD521843/BUOS-AEPMXC2019-11-14 18:19:30.487oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEPMXCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:19:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
title Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
spellingShingle Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
Danielle Aparecida de Moura Raid
Intervenção
Educação permanente
Assistência de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
title_full Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
title_fullStr Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
title_full_unstemmed Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
title_sort Projeto de intervenção: implantação do setor de educação permanente em uma instituição hospitalar de atenção terciária
author Danielle Aparecida de Moura Raid
author_facet Danielle Aparecida de Moura Raid
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Danielle Aparecida de Moura Raid
contributor_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Educação permanente
Assistência de enfermagem
topic Intervenção
Educação permanente
Assistência de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description A educação permanente utilizando práticas educativas como meio para transformar o trabalhador em sujeito dos processos de trabalho permite ao mesmo tempo analisar e aprimorar o processo de aprendizagem relacionado às ações diárias nos serviços de saúde através de reflexões críticas, unindo a prática à teoria. É por meio dos problemas enfrentados na realidade, que é possível planejar a atuação do educador. O educador é o facilitador do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência nos serviços de saúde e garantir a segurança ao paciente. Este projeto de intervenção tem como objetivo a criação do setor de educação permanente. Este projeto foi desenvolvido a partir da intenção de intervir positivamente na estrutura de uma instituição hospitalar com intuito de criar o setor de educação continuada. O levantamento bibliográfico que fundamenta essa proposta foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2015. A partir da seleção de artigos científicos em português, na base de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library online). É evidente que o entrelace entre saúde e educação éessencial na vida do ser humano, principalmente na rotina de trabalho que enfatiza a vida de um indivíduo e podem ser entendidos como os dois pilares para manter uma qualidade no atendimento ao usuário dentro de um hospital.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:50:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:50:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEPMXC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/1/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEPMXC/2/danielle_aparecida_de_moura_raid.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c44953ac486016f3f1a06a5c5d3e191b
dd5a73fe8a40eb03d9bcf9f363190b27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589393863147520