Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talissa Bedran Linhares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MariaLuiza Almeida Cunha de Castro, Renata Turola Takamatsu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/61624
Resumo: O consumo possui uma significação que vai além do valor comercial do produto e de sua natureza funcional. Esta significação é baseada na capacidade do consumo de comunicar e conter significados culturais e pessoais (BOURDIEU, 1984). A partir de autores tradicionalmente conhecidos no campo, como Bourdieu (1984), um preeminente sociólogo francês do século XX, discussões sobre o capital simbólico são conduzidas, destacando pesquisas recentes a respeito da relação entre o conceito supracitado e o consumo atual de bens. Ainda, é apresentada uma discussão sobre a Apple, diante da perspectiva atual da marca, por meio da qual seus produtos adquirem uma gama variada de significados culturais, tornando seus bens reconhecidos por seus consumidores como algo além do que simples "computadores" ou “celulares”. Por fim, o presente artigo estuda as implicações do trabalho nas estratégias de marketing de empresas, como também oferece sugestões para futuras pesquisas cujas informações sejam frutíferas para este campo do conhecimento.
id UFMG_58a721420c9ca7d0ecb6acab12afd51f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/61624
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-12-01T13:46:56Z2023-12-01T13:46:56Z201731426324476129http://hdl.handle.net/1843/61624O consumo possui uma significação que vai além do valor comercial do produto e de sua natureza funcional. Esta significação é baseada na capacidade do consumo de comunicar e conter significados culturais e pessoais (BOURDIEU, 1984). A partir de autores tradicionalmente conhecidos no campo, como Bourdieu (1984), um preeminente sociólogo francês do século XX, discussões sobre o capital simbólico são conduzidas, destacando pesquisas recentes a respeito da relação entre o conceito supracitado e o consumo atual de bens. Ainda, é apresentada uma discussão sobre a Apple, diante da perspectiva atual da marca, por meio da qual seus produtos adquirem uma gama variada de significados culturais, tornando seus bens reconhecidos por seus consumidores como algo além do que simples "computadores" ou “celulares”. Por fim, o presente artigo estuda as implicações do trabalho nas estratégias de marketing de empresas, como também oferece sugestões para futuras pesquisas cujas informações sejam frutíferas para este campo do conhecimento.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMOFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISREPAE – Revista Ensino e Pesquisa em Administração e EngenhariaConsumo (Economia)Valor (Economia)LogotipoValor SimbólicoAppleConsumoCriação de valor simbólico: uma análise da marca appleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://https://repae-online.com.br/index.php/REPAE/article/view/78/0Talissa Bedran LinharesMariaLuiza Almeida Cunha de CastroRenata Turola Takamatsuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61624/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALCriação de Valor Simbólico.pdfCriação de Valor Simbólico.pdfapplication/pdf3337240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61624/2/Cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20Valor%20Simb%c3%b3lico.pdf0fbf3d5065a3a7ac384a6385eb673ff6MD521843/616242023-12-01 10:46:56.583oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-01T13:46:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
title Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
spellingShingle Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
Talissa Bedran Linhares
Valor Simbólico
Apple
Consumo
Consumo (Economia)
Valor (Economia)
Logotipo
title_short Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
title_full Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
title_fullStr Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
title_full_unstemmed Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
title_sort Criação de valor simbólico: uma análise da marca apple
author Talissa Bedran Linhares
author_facet Talissa Bedran Linhares
MariaLuiza Almeida Cunha de Castro
Renata Turola Takamatsu
author_role author
author2 MariaLuiza Almeida Cunha de Castro
Renata Turola Takamatsu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Talissa Bedran Linhares
MariaLuiza Almeida Cunha de Castro
Renata Turola Takamatsu
dc.subject.por.fl_str_mv Valor Simbólico
Apple
Consumo
topic Valor Simbólico
Apple
Consumo
Consumo (Economia)
Valor (Economia)
Logotipo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Consumo (Economia)
Valor (Economia)
Logotipo
description O consumo possui uma significação que vai além do valor comercial do produto e de sua natureza funcional. Esta significação é baseada na capacidade do consumo de comunicar e conter significados culturais e pessoais (BOURDIEU, 1984). A partir de autores tradicionalmente conhecidos no campo, como Bourdieu (1984), um preeminente sociólogo francês do século XX, discussões sobre o capital simbólico são conduzidas, destacando pesquisas recentes a respeito da relação entre o conceito supracitado e o consumo atual de bens. Ainda, é apresentada uma discussão sobre a Apple, diante da perspectiva atual da marca, por meio da qual seus produtos adquirem uma gama variada de significados culturais, tornando seus bens reconhecidos por seus consumidores como algo além do que simples "computadores" ou “celulares”. Por fim, o presente artigo estuda as implicações do trabalho nas estratégias de marketing de empresas, como também oferece sugestões para futuras pesquisas cujas informações sejam frutíferas para este campo do conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T13:46:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-01T13:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/61624
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 24476129
identifier_str_mv 24476129
url http://hdl.handle.net/1843/61624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REPAE – Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61624/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61624/2/Cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20Valor%20Simb%c3%b3lico.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
0fbf3d5065a3a7ac384a6385eb673ff6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589227297898496