Avaliação de uma sequência didática investigativa argumentativa sobre botânica e nutrição a partir da alimentação dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFUW |
Resumo: | Nessa pesquisa pretendi aplicar uma metodologia investigativa nas aulas de botânica para alunos do sétimo ano de uma escola pública de Belo Horizonte. Ao fazer o diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre botânica, percebi que eram pouco aprofundados e dependentes de respostas prontas dos livros. Os alunos não conseguiam argumentar, nem justificar suas respostas, tampouco relacionar teoria aos seus próprios questionamentos. Como conseqüência, apresentavam total desconhecimento da origem vegetal de diversos alimentos que consumiam e não desenvolveram a capacidade de escolha pelos mesmos. Pretendeu-se investigar os alimentos de origem vegetal utilizados pelos alunos, conhecer como os seus conhecimentos prévios sobre os alimentos vegetais podem ajudar no conhecimento científico e estimulá-los a adotar alimentos de origem vegetal em suas dietas. A sequencia didática foi constituída por: Aula investigativa sobre quais alimentos de origem vegetal os alunos utilizam no dia a dia e elaboração de relatório escrito em grupo; Atividades práticas sobre morfologia e fisiologia vegetal, realizadas no jardim e horta da escola, relacionando as vivências dos alunos aos conceitos trabalhados com preenchimento de relatório em grupo; Avaliação por meio da elaboração de relatório individual e discussão. Durante o processo, buscou-se aumentar o engajamento dos alunos na pesquisa, enriquecer as discussões e desenvolver habilidades cognitivas ligadas ao conhecimento de botânica. O processo de ensino-aprendizagem foi acompanhado e avaliado por meio da execução de relatórios escritos. Para proceder às análises qualitativas do processo de aprendizagem, foi selecionado um aluno com base em seu baixo rendimento anterior em ciências. Como resultados, pude perceber que o aluno não possuía consciência dos vegetais presentes em sua alimentação, mas as turmas possuíam grande quantidade e variedade de conhecimentos prévios. Percebi sua conscientização sobre os alimentos de origem vegetal que utilizam, sendo que o aluno avaliado mais particularmente apresentou aprendizado, aumento do interesse pelas aulas e pelo uso de frutas e verduras na alimentação. Tudo isso provocou transformações em minha prática pedagógica como, por exemplo: escutar e significar mais a experiência pessoal de cada aluno, proporcionar discussões, elaborar com mais cuidado o planejamento das aulas dando ênfase em tentar descobrir como o que eles sabem pode contribuir para o aprendizado. Finalmente conclui que essa vivência em sala de aula proporcionou aprendizado, curiosidade, espanto e entusiasmo aos alunos e particularidades, principalmente quanto à minha prática pedagógica, proporcionou transformação, entusiasmo, aumento da valorização dos meus alunos e um melhor atendimento às particularidades, principalmente em relação ao aluno que apresentava baixo rendimento. Ao final do processo, avaliamos a sequencia didática proposta como uma metodologia investigativa e que proporciona aulas dialógicas e interessantes, podendo ser aplicada em outras turmas. Como desdobramento, pretendo continuar a pesquisa nessa mesma linha, comparando outras turmas e alunos com rendimentos diferentes. |
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Pollyana Alves Borges da SilvaMaria Cristina Venturini Soares2019-08-14T08:22:44Z2019-08-14T08:22:44Z2015-03-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFUWNessa pesquisa pretendi aplicar uma metodologia investigativa nas aulas de botânica para alunos do sétimo ano de uma escola pública de Belo Horizonte. Ao fazer o diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre botânica, percebi que eram pouco aprofundados e dependentes de respostas prontas dos livros. Os alunos não conseguiam argumentar, nem justificar suas respostas, tampouco relacionar teoria aos seus próprios questionamentos. Como conseqüência, apresentavam total desconhecimento da origem vegetal de diversos alimentos que consumiam e não desenvolveram a capacidade de escolha pelos mesmos. Pretendeu-se investigar os alimentos de origem vegetal utilizados pelos alunos, conhecer como os seus conhecimentos prévios sobre os alimentos vegetais podem ajudar no conhecimento científico e estimulá-los a adotar alimentos de origem vegetal em suas dietas. A sequencia didática foi constituída por: Aula investigativa sobre quais alimentos de origem vegetal os alunos utilizam no dia a dia e elaboração de relatório escrito em grupo; Atividades práticas sobre morfologia e fisiologia vegetal, realizadas no jardim e horta da escola, relacionando as vivências dos alunos aos conceitos trabalhados com preenchimento de relatório em grupo; Avaliação por meio da elaboração de relatório individual e discussão. Durante o processo, buscou-se aumentar o engajamento dos alunos na pesquisa, enriquecer as discussões e desenvolver habilidades cognitivas ligadas ao conhecimento de botânica. O processo de ensino-aprendizagem foi acompanhado e avaliado por meio da execução de relatórios escritos. Para proceder às análises qualitativas do processo de aprendizagem, foi selecionado um aluno com base em seu baixo rendimento anterior em ciências. Como resultados, pude perceber que o aluno não possuía consciência dos vegetais presentes em sua alimentação, mas as turmas possuíam grande quantidade e variedade de conhecimentos prévios. Percebi sua conscientização sobre os alimentos de origem vegetal que utilizam, sendo que o aluno avaliado mais particularmente apresentou aprendizado, aumento do interesse pelas aulas e pelo uso de frutas e verduras na alimentação. Tudo isso provocou transformações em minha prática pedagógica como, por exemplo: escutar e significar mais a experiência pessoal de cada aluno, proporcionar discussões, elaborar com mais cuidado o planejamento das aulas dando ênfase em tentar descobrir como o que eles sabem pode contribuir para o aprendizado. Finalmente conclui que essa vivência em sala de aula proporcionou aprendizado, curiosidade, espanto e entusiasmo aos alunos e particularidades, principalmente quanto à minha prática pedagógica, proporcionou transformação, entusiasmo, aumento da valorização dos meus alunos e um melhor atendimento às particularidades, principalmente em relação ao aluno que apresentava baixo rendimento. Ao final do processo, avaliamos a sequencia didática proposta como uma metodologia investigativa e que proporciona aulas dialógicas e interessantes, podendo ser aplicada em outras turmas. Como desdobramento, pretendo continuar a pesquisa nessa mesma linha, comparando outras turmas e alunos com rendimentos diferentes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia Estudo e ensino Botanica Estudo e ensino Habitos alimentaresCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Ensino de Ciências por InvestigaçãoAvaliação de uma sequência didática investigativa argumentativa sobre botânica e nutrição a partir da alimentação dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcris_maru00e7o_correu00e7u00e3o_final4.pdfapplication/pdf778209https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WYFUW/1/cris_maru00e7o_correu00e7u00e3o_final4.pdf743fcffd2d96627b6f0aa46e21d5e490MD51TEXTcris_maru00e7o_correu00e7u00e3o_final4.pdf.txtcris_maru00e7o_correu00e7u00e3o_final4.pdf.txtExtracted texttext/plain53886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WYFUW/2/cris_maru00e7o_correu00e7u00e3o_final4.pdf.txt357d794d2d579c5fe89b63cdf2d376bbMD521843/BUBD-9WYFUW2019-11-14 15:43:25.377oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WYFUWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:43:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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