Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana. |
id |
UFMG_5acf639e24d8636db47ff20452322dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CKN3Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria da Conceicao F Reis FonsecaVera Masagao RibeiroMiria Gomes de OliveiraMaria Zelia Versiani MachadoFernanda Mauricio Simoes2019-08-09T18:33:19Z2019-08-09T18:33:19Z2010-08-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3QNeste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana.In this work we analysed how young and grown-up Basical Education students learn schol practice of literary and numeracy. Those practices had been noticed in conversations between students and a Elementary Education teacher. This group studies at a public school from Belo Horizonte that offers Youth and Adult Education at night shift. The analyses had been done considering the concepts of literacy and numeracy, alphabetization and appropriation. We considered the cultural significance of reading and writing to understand the students behavior when they are practicing these skills. We tried to identify vallues, strategies and knowledges that students use to join human communication as knowledge and culture propitiator.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLetramentoEducação do adolescenteMatemática Estudo e ensino Aspectos sociaisEducação de adultosLetramentoNumeramentoEducação de Jovens e AdultosApropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdfapplication/pdf20801325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/1/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf9f8662ff7d5bb156a3cef0b47f3a0864MD51TEXTfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txtfernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txtExtracted texttext/plain435983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/2/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txt211fc003ad6d6b3bd33694735474ed67MD521843/BUOS-8CKN3Q2019-11-14 06:45:34.739oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8CKN3QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
title |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
spellingShingle |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA Fernanda Mauricio Simoes Letramento Numeramento Educação de Jovens e Adultos Educação Letramento Educação do adolescente Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais Educação de adultos |
title_short |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
title_full |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
title_fullStr |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
title_full_unstemmed |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
title_sort |
Apropriação de práticas de letramentos ( e de numeramento ) escolares por estudantes da EJA |
author |
Fernanda Mauricio Simoes |
author_facet |
Fernanda Mauricio Simoes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vera Masagao Ribeiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Miria Gomes de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Zelia Versiani Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda Mauricio Simoes |
contributor_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca Vera Masagao Ribeiro Miria Gomes de Oliveira Maria Zelia Versiani Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Numeramento Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Letramento Numeramento Educação de Jovens e Adultos Educação Letramento Educação do adolescente Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais Educação de adultos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Letramento Educação do adolescente Matemática Estudo e ensino Aspectos sociais Educação de adultos |
description |
Neste trabalho, analisamos os modos como pessoas jovens e adultas, estudantes da Educação Básica, apropriam-se das práticas de letramento (e de numeramento) escolares. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre alunos, alunas e professora de uma turmacorrespondente a uma etapa intermediária do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que oferece a modalidade EJA em seu período noturno. A análise foi operacionalizada tomando como referência os conceitos de letramento, de numeramento, de alfabetismo e de apropriação. A reflexão sobre as posições assumidas pelos estudantes em relação às práticas de leitura e de escrita, bem como em relação às práticas matemáticas forjadas no contexto escolar, considerou a dimensão sociocultural de taispráticas. Buscamos identificar, particularmente, os valores, as estratégias e os conhecimentos mobilizados pelos estudantes a fim de se apropriarem dessas práticas e se incluírem como sujeitos de conhecimento e de cultura nesse espaço de comunicação humana. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:33:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:33:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CKN3Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/1/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8CKN3Q/2/fernandamauriciosimoesdisserta_ao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f8662ff7d5bb156a3cef0b47f3a0864 211fc003ad6d6b3bd33694735474ed67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589399679598592 |