Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Laura Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969
http://hdl.handle.net/1843/37694
Resumo: This article focuses on the narrative of Humberto de Campos in his first volume of memoirs (1886-1900) with regard to the education of the author. The first section emphasizes the importance of autobiographical writing for research in History of Education, and especially in History of Mathematics Education. The second section is a brief presentation of Humberto de Campos as a Brazilian writer. The next part discusses the theoretical and methodological foundations adopted for the use of autobiographical sources in research. The core of the text consists of the approach of the main school experiences narrated by Humberto de Campos in Parnaíba, in the interior of the state of Piauí, in the 1890s, highlighting practices that involve mathematical knowledge. The writer’s school memories emphasize the material precariousness of elementary education, the simultaneous teaching of many students of different levels in schools managed by a single teacher and the teaching methods based on repetition and memorization and supported in practices of punishment and humiliation of students.
id UFMG_5f6f5a06d28da8bbdcc959945f7a4391
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37694
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de CamposTeaching arithmetic at the primary school in the nineteenth century: the memories of Humberto de CamposEscrita autobiográficaHistória da educação matemáticaEscolas de primeiras letras no BrasilSéculo XIXMatemática - Estudo e Ensino - BrasilMatemática - História - BrasilThis article focuses on the narrative of Humberto de Campos in his first volume of memoirs (1886-1900) with regard to the education of the author. The first section emphasizes the importance of autobiographical writing for research in History of Education, and especially in History of Mathematics Education. The second section is a brief presentation of Humberto de Campos as a Brazilian writer. The next part discusses the theoretical and methodological foundations adopted for the use of autobiographical sources in research. The core of the text consists of the approach of the main school experiences narrated by Humberto de Campos in Parnaíba, in the interior of the state of Piauí, in the 1890s, highlighting practices that involve mathematical knowledge. The writer’s school memories emphasize the material precariousness of elementary education, the simultaneous teaching of many students of different levels in schools managed by a single teacher and the teaching methods based on repetition and memorization and supported in practices of punishment and humiliation of students.Este artigo focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900) no que se refere à educação escolar do autor. Inicialmente, enfatiza-se a importância da escrita autobiográfica para a pesquisa em História da Educação, e especialmente para a história da educação matemática. Em seguida, apresenta-se o autor, situando-o no cenário da literatura brasileira, e discorre-se sobre os fundamentos teórico-metodológicos adotados na pesquisa com fontes memorialísticas. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas por Humberto de Campos na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2021-08-23T19:32:47Z2021-08-23T19:32:47Z2017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969EISSN 2178-5201 - ISSN 2178-5198http://hdl.handle.net/1843/37694porActa Scientiarum. Education (online)Maria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-23T19:32:47Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37694Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-23T19:32:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
Teaching arithmetic at the primary school in the nineteenth century: the memories of Humberto de Campos
title Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
spellingShingle Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
Maria Laura Magalhães Gomes
Escrita autobiográfica
História da educação matemática
Escolas de primeiras letras no Brasil
Século XIX
Matemática - Estudo e Ensino - Brasil
Matemática - História - Brasil
title_short Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
title_full Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
title_fullStr Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
title_full_unstemmed Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
title_sort Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século xix: as memórias de Humberto de Campos
author Maria Laura Magalhães Gomes
author_facet Maria Laura Magalhães Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Laura Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita autobiográfica
História da educação matemática
Escolas de primeiras letras no Brasil
Século XIX
Matemática - Estudo e Ensino - Brasil
Matemática - História - Brasil
topic Escrita autobiográfica
História da educação matemática
Escolas de primeiras letras no Brasil
Século XIX
Matemática - Estudo e Ensino - Brasil
Matemática - História - Brasil
description This article focuses on the narrative of Humberto de Campos in his first volume of memoirs (1886-1900) with regard to the education of the author. The first section emphasizes the importance of autobiographical writing for research in History of Education, and especially in History of Mathematics Education. The second section is a brief presentation of Humberto de Campos as a Brazilian writer. The next part discusses the theoretical and methodological foundations adopted for the use of autobiographical sources in research. The core of the text consists of the approach of the main school experiences narrated by Humberto de Campos in Parnaíba, in the interior of the state of Piauí, in the 1890s, highlighting practices that involve mathematical knowledge. The writer’s school memories emphasize the material precariousness of elementary education, the simultaneous teaching of many students of different levels in schools managed by a single teacher and the teaching methods based on repetition and memorization and supported in practices of punishment and humiliation of students.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2021-08-23T19:32:47Z
2021-08-23T19:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969
EISSN 2178-5201 - ISSN 2178-5198
http://hdl.handle.net/1843/37694
url https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969
http://hdl.handle.net/1843/37694
identifier_str_mv EISSN 2178-5201 - ISSN 2178-5198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Scientiarum. Education (online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829768008466432