Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37898 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
Resumo: | Este texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes. |
id |
UFMG_c1a96842ebd31c1533ade796533d6796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37898 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de CamposMathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de CamposEscrita autobiográficaHumberto de camposHistória da educação matemática no Brasil do final do século XIXMemória autobiográficaCampos, Humberto de, 1886-1934Educação matemática - Brasil - Sec. XIXEste texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2021-09-03T17:04:48Z2021-09-03T17:04:48Z2015-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfISSN 978-85-89097-68-0http://hdl.handle.net/1843/37898https://orcid.org/0000-0003-2423-7750porCongresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHMMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-09-03T17:04:48Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37898Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-09-03T17:04:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos Mathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de Campos |
title |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
spellingShingle |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos Maria Laura Magalhães Gomes Escrita autobiográfica Humberto de campos História da educação matemática no Brasil do final do século XIX Memória autobiográfica Campos, Humberto de, 1886-1934 Educação matemática - Brasil - Sec. XIX |
title_short |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
title_full |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
title_fullStr |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
title_full_unstemmed |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
title_sort |
Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos |
author |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author_facet |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Laura Magalhães Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita autobiográfica Humberto de campos História da educação matemática no Brasil do final do século XIX Memória autobiográfica Campos, Humberto de, 1886-1934 Educação matemática - Brasil - Sec. XIX |
topic |
Escrita autobiográfica Humberto de campos História da educação matemática no Brasil do final do século XIX Memória autobiográfica Campos, Humberto de, 1886-1934 Educação matemática - Brasil - Sec. XIX |
description |
Este texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11 2021-09-03T17:04:48Z 2021-09-03T17:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ISSN 978-85-89097-68-0 http://hdl.handle.net/1843/37898 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
identifier_str_mv |
ISSN 978-85-89097-68-0 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37898 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHM |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829594641104896 |