Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Laura Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37898
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
Resumo: Este texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.
id UFMG_c1a96842ebd31c1533ade796533d6796
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37898
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de CamposMathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de CamposEscrita autobiográficaHumberto de camposHistória da educação matemática no Brasil do final do século XIXMemória autobiográficaCampos, Humberto de, 1886-1934Educação matemática - Brasil - Sec. XIXEste texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2021-09-03T17:04:48Z2021-09-03T17:04:48Z2015-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfISSN 978-85-89097-68-0http://hdl.handle.net/1843/37898https://orcid.org/0000-0003-2423-7750porCongresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHMMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-09-03T17:04:48Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37898Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-09-03T17:04:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
Mathematics education in the school of first letters at the end of the 19th century: the autobiographical writing of Humberto de Campos
title Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
spellingShingle Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
Maria Laura Magalhães Gomes
Escrita autobiográfica
Humberto de campos
História da educação matemática no Brasil do final do século XIX
Memória autobiográfica
Campos, Humberto de, 1886-1934
Educação matemática - Brasil - Sec. XIX
title_short Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
title_full Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
title_fullStr Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
title_full_unstemmed Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
title_sort Educação matemática na escola de primeiras letras do final do século XIX: a escrita autobiográfica de Humberto de Campos
author Maria Laura Magalhães Gomes
author_facet Maria Laura Magalhães Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Laura Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita autobiográfica
Humberto de campos
História da educação matemática no Brasil do final do século XIX
Memória autobiográfica
Campos, Humberto de, 1886-1934
Educação matemática - Brasil - Sec. XIX
topic Escrita autobiográfica
Humberto de campos
História da educação matemática no Brasil do final do século XIX
Memória autobiográfica
Campos, Humberto de, 1886-1934
Educação matemática - Brasil - Sec. XIX
description Este texto, que constitui parte de uma pesquisa cujo objetivo geral é investigar a escrita autobiográfica de autores brasileiros no que concerne à história da educação matemática, focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900). Inicialmente, dá-se destaque à relevância dos textos autorreferenciais para o estudo da história da educação, e particularmente da educação matemática. A seção seguinte consiste de uma breve apresentação do escritor maranhense no cenário da literatura brasileira. Logo após, discutem-se, como principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa que faz uso de fontes autorreferenciais, a dimensão central da subjetividade, bem como as relações desses textos entre autores, leitores e tempos de rememoração, escrita e leitura. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas pelo autor na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2021-09-03T17:04:48Z
2021-09-03T17:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISSN 978-85-89097-68-0
http://hdl.handle.net/1843/37898
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
identifier_str_mv ISSN 978-85-89097-68-0
url http://hdl.handle.net/1843/37898
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática : CIAHM
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829594641104896