Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQH
Resumo: Análise de caderno didático como um gênero textual, em uso no contexto de Educação a Distância EaD, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, ofertado através do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. O objetivo desta pesquisa foi analisar o material didático denominado cadernos didáticos produzido para a docência em uma disciplina do curso de Pedagogia no contexto de EaD UAB/Unimontes, buscando compreender as implicações da proposta didática em uso. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa que possibilitasse uma reflexão crítica sobre o material didático em uso e que viabilizasse melhor compreensão do processo e do contexto educacional no qual o material estava inserido. O referencial metodológico pautou-se nas diretrizes da pesquisa qualitativa, contando com elementos da Análise do Discurso para a organização e análise dos dados, subsidiando reflexão e compreensão crítica dos materiais no contexto de ensino e aprendizagem investigado. Além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se a observação direta em momento presencial da disciplina; e para investigar as impressões dos acadêmicos, utilizou-se da aplicação de questionários. Para aprofundamento sobre essa modalidade de ensino, inicialmente contextualizou-se a EaD no Brasil e fez-se um histórico da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB como consolidação de política pública para a expansão da educação superior no país. Em uma segunda etapa, foram destacadas as tecnologias utilizadas em cursos de graduação na modalidade EaD, ressaltando a principal delas utilizada nos cursos ministrados pela UAB/Unimontes, qual seja, o caderno didático objeto desta pesquisa, bem como o processo de produção desse material pelos professores conteudistas e sua utilização pelos(as) alunos(as) e professores(as) formadores(as). Finalmente, o caderno didático produzido para a disciplina Atividade Física, Recreação e Jogos foi analisado em duas perspectivas. A primeira destacou os seguintes itens: os Referenciais de qualidade para educação superior a distância; o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia a distância da Unimontes; as Diretrizes para elaboração do material didático da UAB/Unimontes; o Guia do Acadêmico e o capítulo Introdução à educação a distância, do Caderno didático I do 1º período de Pedagogia. A segunda focalizou a configuração da linguagem do caderno didático selecionado, com vistas a avaliar a capacidade de mediação desse caderno, o que permitiu interpretar a efetividade do uso desse material para o desenvolvimento da disciplina, momento subsidiado pelas falas dos(as) acadêmicos(as) em resposta a questões apresentadas em questionário aplicado no encontro presencial, durante a regência da respectiva disciplina. O estudo desse contexto específico contribuiu para melhor entendimento da produção e utilização de materiais didáticos para a EaD, especialmente os impressos, que se constituem como um gênero textual mediacional, perspectiva de análise adotada neste trabalho. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para a prática pedagógica nos cursos ministrados a distância, para a produção de materiais para a EaD e pode também oferecer contribuições para os estudos de gênero textual.
id UFMG_5feceb93ba2d1fbf7f4b6aa8d8927672
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA2HQH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Zelia Versiani MachadoGilcinei Teodoro CarvalhoJuliane CorreaTelma Borges da SilvaGláucia Maria dos Santos BorgesMaria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes2019-08-13T08:06:06Z2019-08-13T08:06:06Z2015-10-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQHAnálise de caderno didático como um gênero textual, em uso no contexto de Educação a Distância EaD, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, ofertado através do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. O objetivo desta pesquisa foi analisar o material didático denominado cadernos didáticos produzido para a docência em uma disciplina do curso de Pedagogia no contexto de EaD UAB/Unimontes, buscando compreender as implicações da proposta didática em uso. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa que possibilitasse uma reflexão crítica sobre o material didático em uso e que viabilizasse melhor compreensão do processo e do contexto educacional no qual o material estava inserido. O referencial metodológico pautou-se nas diretrizes da pesquisa qualitativa, contando com elementos da Análise do Discurso para a organização e análise dos dados, subsidiando reflexão e compreensão crítica dos materiais no contexto de ensino e aprendizagem investigado. Além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se a observação direta em momento presencial da disciplina; e para investigar as impressões dos acadêmicos, utilizou-se da aplicação de questionários. Para aprofundamento sobre essa modalidade de ensino, inicialmente contextualizou-se a EaD no Brasil e fez-se um histórico da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB como consolidação de política pública para a expansão da educação superior no país. Em uma segunda etapa, foram destacadas as tecnologias utilizadas em cursos de graduação na modalidade EaD, ressaltando a principal delas utilizada nos cursos ministrados pela UAB/Unimontes, qual seja, o caderno didático objeto desta pesquisa, bem como o processo de produção desse material pelos professores conteudistas e sua utilização pelos(as) alunos(as) e professores(as) formadores(as). Finalmente, o caderno didático produzido para a disciplina Atividade Física, Recreação e Jogos foi analisado em duas perspectivas. A primeira destacou os seguintes itens: os Referenciais de qualidade para educação superior a distância; o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia a distância da Unimontes; as Diretrizes para elaboração do material didático da UAB/Unimontes; o Guia do Acadêmico e o capítulo Introdução à educação a distância, do Caderno didático I do 1º período de Pedagogia. A segunda focalizou a configuração da linguagem do caderno didático selecionado, com vistas a avaliar a capacidade de mediação desse caderno, o que permitiu interpretar a efetividade do uso desse material para o desenvolvimento da disciplina, momento subsidiado pelas falas dos(as) acadêmicos(as) em resposta a questões apresentadas em questionário aplicado no encontro presencial, durante a regência da respectiva disciplina. O estudo desse contexto específico contribuiu para melhor entendimento da produção e utilização de materiais didáticos para a EaD, especialmente os impressos, que se constituem como um gênero textual mediacional, perspectiva de análise adotada neste trabalho. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para a prática pedagógica nos cursos ministrados a distância, para a produção de materiais para a EaD e pode também oferecer contribuições para os estudos de gênero textual.Analysis of instructional materials in use in the context of Distance Education - Distance Education of the Pedagogy Course at the State University of Montes Claros - Unimontes, offered through the Open University System of Brazil - UAB. This research aims to analyze the instructional materials named teaching material produced to teach two subjects in the Pedagogy course in the context of distance education - UAB/Unimontes, seeking to understand the implications of the didactic proposal in use. We chose a qualitative methodological approach that enables a critical reflection on the teaching material in use and which facilitates a greater understanding of the process and the educational context in which this material is part of. The Theory of Content analysis and the theory of discourse analysis support the analyses, supporting reflection and critical understanding of the material in the context of teaching and learning investigated. Besides the bibliographic and document research, we use direct observation of classroom time of the subject; analysis of forums and chats of the subjects in the Virtual Learning Environment - VLE, where subjects are virtually developed; questionnaires and interviews with students that will be conducted to a group of students to clarify some of the highlighted issues of the answers collected in the questionnaires which require further explanation. For a deeper understanding of this teaching modality, distance education in Brazil is initially contextualized with the history of the Open University System creation in Brazil UAB and as consolidation of public policy for the expansion of higher education in Brazil. In a second phase, we highlight the technological tools used in undergraduate courses in the distance education modality, highlighting the main tool used in courses taught by UAB / Unimontes, which is the teaching material, the object of this research as well as the process of production of this material by content professors and its use by the students and university teacher educators. And finally, we analyze the teaching material produced for two chosen subjects: Company Pedagogy and Physical Activity, Recreation and Games, evaluating: their structure (according to guidelines developed by UAB / Unimontes to produce this material); the effectiveness of this material in the development of the subject based on the students speech and the observation of the classroom meetings and records of forums and chats, during the subjects teaching and, finally, by students interviews to understand issues related to training in distance learning modality. It is expected that the specific context of this study may contribute to greater understanding of the production and use of teaching material for distance education and that the research results provide a contribution to the pedagogical practice in distance education courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFormação de professoresCaderno didáticoLegibilidadeEducação a DistânciaGênero textual mediacionalMaterial didáticoCurso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdfapplication/pdf6159985https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2HQH/1/tese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdfd7e5995a138653bba78ec07d93f104bcMD51TEXTtese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf.txttese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf.txtExtracted texttext/plain320789https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2HQH/2/tese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf.txtd34c1b0da6cb5c1b963b153b295172edMD521843/BUBD-AA2HQH2019-11-14 22:06:06.883oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA2HQHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:06:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
title Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
spellingShingle Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
Formação de professores
Caderno didático
Legibilidade
Educação a Distância
Gênero textual mediacional
Material didático
Educação
title_short Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
title_full Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
title_fullStr Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
title_full_unstemmed Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
title_sort Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
author Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
author_facet Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliane Correa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Telma Borges da Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Gláucia Maria dos Santos Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
contributor_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
Gilcinei Teodoro Carvalho
Juliane Correa
Telma Borges da Silva
Gláucia Maria dos Santos Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Caderno didático
Legibilidade
Educação a Distância
Gênero textual mediacional
Material didático
topic Formação de professores
Caderno didático
Legibilidade
Educação a Distância
Gênero textual mediacional
Material didático
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Análise de caderno didático como um gênero textual, em uso no contexto de Educação a Distância EaD, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, ofertado através do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. O objetivo desta pesquisa foi analisar o material didático denominado cadernos didáticos produzido para a docência em uma disciplina do curso de Pedagogia no contexto de EaD UAB/Unimontes, buscando compreender as implicações da proposta didática em uso. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa que possibilitasse uma reflexão crítica sobre o material didático em uso e que viabilizasse melhor compreensão do processo e do contexto educacional no qual o material estava inserido. O referencial metodológico pautou-se nas diretrizes da pesquisa qualitativa, contando com elementos da Análise do Discurso para a organização e análise dos dados, subsidiando reflexão e compreensão crítica dos materiais no contexto de ensino e aprendizagem investigado. Além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se a observação direta em momento presencial da disciplina; e para investigar as impressões dos acadêmicos, utilizou-se da aplicação de questionários. Para aprofundamento sobre essa modalidade de ensino, inicialmente contextualizou-se a EaD no Brasil e fez-se um histórico da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB como consolidação de política pública para a expansão da educação superior no país. Em uma segunda etapa, foram destacadas as tecnologias utilizadas em cursos de graduação na modalidade EaD, ressaltando a principal delas utilizada nos cursos ministrados pela UAB/Unimontes, qual seja, o caderno didático objeto desta pesquisa, bem como o processo de produção desse material pelos professores conteudistas e sua utilização pelos(as) alunos(as) e professores(as) formadores(as). Finalmente, o caderno didático produzido para a disciplina Atividade Física, Recreação e Jogos foi analisado em duas perspectivas. A primeira destacou os seguintes itens: os Referenciais de qualidade para educação superior a distância; o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia a distância da Unimontes; as Diretrizes para elaboração do material didático da UAB/Unimontes; o Guia do Acadêmico e o capítulo Introdução à educação a distância, do Caderno didático I do 1º período de Pedagogia. A segunda focalizou a configuração da linguagem do caderno didático selecionado, com vistas a avaliar a capacidade de mediação desse caderno, o que permitiu interpretar a efetividade do uso desse material para o desenvolvimento da disciplina, momento subsidiado pelas falas dos(as) acadêmicos(as) em resposta a questões apresentadas em questionário aplicado no encontro presencial, durante a regência da respectiva disciplina. O estudo desse contexto específico contribuiu para melhor entendimento da produção e utilização de materiais didáticos para a EaD, especialmente os impressos, que se constituem como um gênero textual mediacional, perspectiva de análise adotada neste trabalho. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para a prática pedagógica nos cursos ministrados a distância, para a produção de materiais para a EaD e pode também oferecer contribuições para os estudos de gênero textual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:06:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2HQH/1/tese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA2HQH/2/tese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7e5995a138653bba78ec07d93f104bc
d34c1b0da6cb5c1b963b153b295172ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589309163372544