Currículo escolar e gênero: a constituição generificada de corpos e posições de sujeito meninos-alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSGDK |
Resumo: | Utilizando o referencial teórico dos estudos queer e da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, esta dissertação apresenta a análise de práticas discursivas relacionadas a gênero que constituem corpos e posições de sujeito meninos-alunos, em um currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de uma metodologia que combinou procedimentos etnográficos de coleta de informações e análise queer das informações coletadas. O argumento geral desenvolvido nesta dissertação é o de que normas de gênero atuam, no currículo pesquisado, de modo a se produzir a classificação e hierarquização de corpos-meninos como adequadamente meninos-alunos e como meninos-alunos-bichinhas ou meninos- alunos-mulherzinhas. Para a produção dos corpos meninos-alunos, variadas posições de sujeito são constituídas e articulam-se em torno do padrão normativo corpo-masculino-ativo e corpo-feminino-passivo. A posição de sujeito menino-aluno- abjeto é constituída como a daquele menino-aluno que é constantemente agredido, desrespeitado, criticado e isolado por não apresentar as características culturalmente consideradas masculinas. A abjeção aos meninos-alunos que não se enquadram no que é prescrito por normas de gênero atua como estratégia para a constituição de corpos eficientes e guerreiros no currículo pesquisado. Para a produção desses corpos, normas de gênero operam conjuntamente com mecanismos de poder que promovem a competitividade e a busca constante por atingir posições à frente em ordens de classificação. Os escapes consentidos a essa constituição generificada de corpos-meninos-alunos são expressos por meninos que apresentam alguma característica culturalmente valorizada como masculina, que lhes reservam uma posição hierarquicamente superior ou, também, por práticas curriculares coletivas propostas por profissionais da escola. |
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Marlucy Alves ParaisoShirlei Rezende SalesAna Maria de Oliveira GalvaoCristina D'avila Reis2019-08-12T23:55:43Z2019-08-12T23:55:43Z2011-08-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSGDKUtilizando o referencial teórico dos estudos queer e da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, esta dissertação apresenta a análise de práticas discursivas relacionadas a gênero que constituem corpos e posições de sujeito meninos-alunos, em um currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de uma metodologia que combinou procedimentos etnográficos de coleta de informações e análise queer das informações coletadas. O argumento geral desenvolvido nesta dissertação é o de que normas de gênero atuam, no currículo pesquisado, de modo a se produzir a classificação e hierarquização de corpos-meninos como adequadamente meninos-alunos e como meninos-alunos-bichinhas ou meninos- alunos-mulherzinhas. Para a produção dos corpos meninos-alunos, variadas posições de sujeito são constituídas e articulam-se em torno do padrão normativo corpo-masculino-ativo e corpo-feminino-passivo. A posição de sujeito menino-aluno- abjeto é constituída como a daquele menino-aluno que é constantemente agredido, desrespeitado, criticado e isolado por não apresentar as características culturalmente consideradas masculinas. A abjeção aos meninos-alunos que não se enquadram no que é prescrito por normas de gênero atua como estratégia para a constituição de corpos eficientes e guerreiros no currículo pesquisado. Para a produção desses corpos, normas de gênero operam conjuntamente com mecanismos de poder que promovem a competitividade e a busca constante por atingir posições à frente em ordens de classificação. Os escapes consentidos a essa constituição generificada de corpos-meninos-alunos são expressos por meninos que apresentam alguma característica culturalmente valorizada como masculina, que lhes reservam uma posição hierarquicamente superior ou, também, por práticas curriculares coletivas propostas por profissionais da escola.Using the theoretical reference of the queer studies and the post-structuralist branch of cultural studies, this work presents analyzes of discursive gender related practices, that produce bodies and boys-students like subject positions, in a school curriculum of the first years of elementary education. The research was conducted in a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, through a methodology that combined ethnographic procedures of data gathering with queer analyzes of the data obtained. The main argument developed in this dissertation was that the norms of gender operate in the researched curriculum in such a way to classify and put the bodies in hierarchical order as adequately boys-students and as fagies-boys-students or women-boys-students. For the production of the boys-students bodies, several subject positions are constituted and are articulated around the normative standard active-masculine-body and passive-feminine-body. The abject-boy-student subject position is produced as being the boy-student who is frequently threatened, disrespected, criticized by his classmates for not presenting the characteristics considered as being masculine. At the researched curriculum, the abjection to the boys-students that dont fit in the gender norms acts as an important strategy for the production efficient and warrior bodies. In order to produce those bodies, gender norms and mechanisms of power operate in conjunction, promoting the competition and the constant search for first positions. Escapes of the generificated production of boys-students-bodies are allowed to boys-students who demonstrate characteristics that were validated as being masculine or, also, are produced by the curriculums collective practices that are proposed by school staff.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino Fundamental Currículos AvaliaçãoEducaçãoMeninosCurrículos Relações de gêneroDiscriminação de sexo na educaçãoCorpo humanoMenino-alunoCorpoPosição de sujeitoGêneroCurrículoCurrículo escolar e gênero: a constituição generificada de corpos e posições de sujeito meninos-alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cristina_d__vila_reis_educa__o.pdfapplication/pdf1314324https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSGDK/1/disserta__o_cristina_d__vila_reis_educa__o.pdfc9ee6b34c733be165d1de33da51f7d51MD51TEXTdisserta__o_cristina_d__vila_reis_educa__o.pdf.txtdisserta__o_cristina_d__vila_reis_educa__o.pdf.txtExtracted texttext/plain411749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSGDK/2/disserta__o_cristina_d__vila_reis_educa__o.pdf.txta4610df6ff7a8166dd4f09764fc1b900MD521843/FAEC-8MSGDK2019-11-14 20:25:36.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSGDKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:25:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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