O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV |
Resumo: | Experimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico. |
id |
UFMG_600b68ffda7bdac2f47c9b858c1b02b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XQLBV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandra Loureiro de Freitas ReisAngelo Nonato Natale CardosoPatricia Furst SantiagoLincoln Meireles Ribeiro dos Santos2019-08-13T18:33:00Z2019-08-13T18:33:00Z2008-03-31http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBVExperimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico.Orchestral experimentations using electronic keyboards and their resources have been the focus of my work for more than 20 years. The objective of this study is to evaluate the functionality of orchestral experimentations through the analysis, arrangement and demonstration of the piece Sir Lancelot and The Black Knight, written by Rick Wakeman, an English musician. The theoretical aspect of the research was developed through literature review, regarding the evolution of the electronic keyboards, the social, political and cultural environment from the 50s to the 80s when appeared the Rock Progressive and the historical basis about the legend that inspired the studied piece. The analysis had been guided by the Modelo Tripartite of Jean Molino according to Jean-Jacques Nattiez and, mainly for the Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) of Sandra Loureiro de Freitas Reis.This study intends to make possible the use of the electronic keyboards as an orchestral laboratory, demonstrating the use of the electronic resources associated to the knowledge acquired in the Academy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica para teclado eletrônicoRock ProgressivoO teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick WakemanO teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakemaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdfapplication/pdf1180924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/1/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf3484d9817d759c84684d5eabef16b806MD51TEXTdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtExtracted texttext/plain166091https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/2/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtd4e10e1102687f20f03ff57f3f9cdb8eMD521843/AAGS-7XQLBV2019-11-14 10:59:27.168oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XQLBVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:59:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
title |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
spellingShingle |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman Música para teclado eletrônico Rock Progressivo |
title_short |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
title_full |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
title_fullStr |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
title_full_unstemmed |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
title_sort |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
author |
Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos |
author_facet |
Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Loureiro de Freitas Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Angelo Nonato Natale Cardoso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Patricia Furst Santiago |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos |
contributor_str_mv |
Sandra Loureiro de Freitas Reis Angelo Nonato Natale Cardoso Patricia Furst Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman |
topic |
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman Música para teclado eletrônico Rock Progressivo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música para teclado eletrônico Rock Progressivo |
description |
Experimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T18:33:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T18:33:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/1/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/2/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3484d9817d759c84684d5eabef16b806 d4e10e1102687f20f03ff57f3f9cdb8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589142390505472 |