O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV
Resumo: Experimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico.
id UFMG_600b68ffda7bdac2f47c9b858c1b02b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XQLBV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Loureiro de Freitas ReisAngelo Nonato Natale CardosoPatricia Furst SantiagoLincoln Meireles Ribeiro dos Santos2019-08-13T18:33:00Z2019-08-13T18:33:00Z2008-03-31http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBVExperimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico.Orchestral experimentations using electronic keyboards and their resources have been the focus of my work for more than 20 years. The objective of this study is to evaluate the functionality of orchestral experimentations through the analysis, arrangement and demonstration of the piece Sir Lancelot and The Black Knight, written by Rick Wakeman, an English musician. The theoretical aspect of the research was developed through literature review, regarding the evolution of the electronic keyboards, the social, political and cultural environment from the 50s to the 80s when appeared the Rock Progressive and the historical basis about the legend that inspired the studied piece. The analysis had been guided by the Modelo Tripartite of Jean Molino according to Jean-Jacques Nattiez and, mainly for the Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) of Sandra Loureiro de Freitas Reis.This study intends to make possible the use of the electronic keyboards as an orchestral laboratory, demonstrating the use of the electronic resources associated to the knowledge acquired in the Academy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica para teclado eletrônicoRock ProgressivoO teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick WakemanO teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakemaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdfapplication/pdf1180924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/1/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf3484d9817d759c84684d5eabef16b806MD51TEXTdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtdisserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtExtracted texttext/plain166091https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/2/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txtd4e10e1102687f20f03ff57f3f9cdb8eMD521843/AAGS-7XQLBV2019-11-14 10:59:27.168oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XQLBVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:59:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
title O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
spellingShingle O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos
O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
Música para teclado eletrônico
Rock Progressivo
title_short O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
title_full O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
title_fullStr O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
title_full_unstemmed O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
title_sort O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
author Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos
author_facet Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Loureiro de Freitas Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angelo Nonato Natale Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Lincoln Meireles Ribeiro dos Santos
contributor_str_mv Sandra Loureiro de Freitas Reis
Angelo Nonato Natale Cardoso
Patricia Furst Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
topic O teclado eletrônico como instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and the black knight de Rick Wakeman
Música para teclado eletrônico
Rock Progressivo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música para teclado eletrônico
Rock Progressivo
description Experimentações orquestrais, utilizando teclados eletrônicos e seus respectivos recursos, tem sido o foco do meu trabalho há mais de 20 anos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade deste procedimento, mediante análise, arranjo e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight, de autoria do tecladista inglês Rick Wakeman. O aspecto teórico da pesquisa foi desenvolvido através da revisão de literatura, recorrendo à evolução dos teclados eletrônicos, o ambiente sócio-político e cultural dos anos 1950 a 1980, quando surgiu o Rock Progressivo e os fundamentos históricos sobre a lenda que inspirou a peça estudada. A análise foi norteada pelo Modelo Tripartite de Jean Molino segundo Jean-Jacques Nattiez e, principalmente pelo Sistema de Análise de Arte Comparada (SAAC) de Sandra Loureiro de Freitas Reis. Este estudo pretende viabilizar o uso do teclado eletrônico como um laboratório orquestral, demonstrando a utilização dos recursos eletrônicos associados aos conhecimentos musicais adquiridos no meio acadêmico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:33:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XQLBV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/1/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XQLBV/2/disserta__o_em_pdf_lincoln_meireles.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3484d9817d759c84684d5eabef16b806
d4e10e1102687f20f03ff57f3f9cdb8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589142390505472