Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Rezende Sales
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
Resumo: Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento.
id UFMG_63ecceb003ce7b72bbd692f5ebc65a6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-APTGM4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosilene Siray BicalhoCristiane Rezende Sales2019-08-11T04:01:01Z2019-08-11T04:01:01Z2016-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLixo  Ensino fundamental Educação ambiental  LixoSequência didáticaEnsino por InvestigaçãoEducação AmbientalProposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdfapplication/pdf2417682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/1/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdff28cfd0b51d81192703bd2862c351d79MD51TEXTespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txtespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain35946https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/2/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txt8ef2620ca8c744bb7c2bc1eb80ec53bfMD521843/BUBD-APTGM42019-11-14 06:41:19.63oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-APTGM4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:41:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
title Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
spellingShingle Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
Cristiane Rezende Sales
Lixo
Sequência didática
Ensino por Investigação
Educação Ambiental
Lixo  
Ensino fundamental 
Educação ambiental  
title_short Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
title_full Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
title_fullStr Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
title_sort Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
author Cristiane Rezende Sales
author_facet Cristiane Rezende Sales
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosilene Siray Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Rezende Sales
contributor_str_mv Rosilene Siray Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Lixo
Sequência didática
Ensino por Investigação
Educação Ambiental
topic Lixo
Sequência didática
Ensino por Investigação
Educação Ambiental
Lixo  
Ensino fundamental 
Educação ambiental  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lixo  
Ensino fundamental 
Educação ambiental  
description Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:01:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/1/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/2/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f28cfd0b51d81192703bd2862c351d79
8ef2620ca8c744bb7c2bc1eb80ec53bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589391534260224