Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadja Lagares de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.
id UFMG_d480098ca21e0a0ed2d65a0fe53f4f31
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BC5SUB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea Horta MachadoNadja Lagares de Almeida2019-08-14T05:19:38Z2019-08-14T05:19:38Z2015-11-28http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUBEste trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.This paper presents reflections from the elaboration of a didactic sequence aimed to address the issue garbage from the contributions related to teaching by research .The process involves a literature review in order to investigate the various meanings of the term " education for investigation." So we present a review that includes the various arguments as to the meaning that best represents and applies to the term education for research as well as for research activities. A proposal for investigative and didactic activity sequence was designed and implemented in a class of 6th yearof elementary school. The productions of the students were the subject of reflections and questions about the design of the activityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLixoEducação ambientalLixo urbanoEnsino fundamentalEnsino de ciências por investigaçãoconhecimento científicoatividades e experimentaçãoEnsino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_nadja_lagares_de_almeida.pdfapplication/pdf884620https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/1/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf5761d4a5584d87e1442afb409a0c94fdMD51TEXTtcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txttcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain153859https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/2/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txt3061fe49aedd7a5f31c50e663b6c4938MD521843/MAVA-BC5SUB2019-11-14 17:17:32.501oai:repositorio.ufmg.br:1843/MAVA-BC5SUBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:17:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
title Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
spellingShingle Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
Nadja Lagares de Almeida
Ensino de ciências por investigação
conhecimento científico
atividades e experimentação
Lixo
Educação ambiental
Lixo urbano
Ensino fundamental
title_short Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
title_full Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
title_fullStr Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
title_sort Ensino por investigação: reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão do lixo, no ensino fundamental
author Nadja Lagares de Almeida
author_facet Nadja Lagares de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Horta Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadja Lagares de Almeida
contributor_str_mv Andrea Horta Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação
conhecimento científico
atividades e experimentação
topic Ensino de ciências por investigação
conhecimento científico
atividades e experimentação
Lixo
Educação ambiental
Lixo urbano
Ensino fundamental
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lixo
Educação ambiental
Lixo urbano
Ensino fundamental
description Este trabalho apresenta reflexões feitas a partir da elaboração de uma sequência didática que teve como objetivo abordar o tema lixo a partir das contribuições relacionadas ao ensino por investigação. O processo envolve uma revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar os diversos sentidos do termo ensino por investigação. Assim apresenta-se uma revisão que inclui os diversos argumentos quanto ao sentido que melhor representa e se aplica ao termo ensino por investigação, bem como para as atividades de investigação. Uma proposta de atividade investigativa e seqüências didática foi elaborada e aplicada em uma turma do 6ºano do ensino fundamental. As produções dos alunos foram objeto de reflexões e questionamentos sobre a concepção da atividade.Palavras chave: ensino de ciências; investigação; conhecimento científico; atividades e experimentação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:19:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
url http://hdl.handle.net/1843/MAVA-BC5SUB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/1/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MAVA-BC5SUB/2/tcc_nadja_lagares_de_almeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5761d4a5584d87e1442afb409a0c94fd
3061fe49aedd7a5f31c50e663b6c4938
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589161603563520