Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4 |
Resumo: | Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento. |
id |
UFMG_63ecceb003ce7b72bbd692f5ebc65a6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-APTGM4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosilene Siray BicalhoCristiane Rezende Sales2019-08-11T04:01:01Z2019-08-11T04:01:01Z2016-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLixo Ensino fundamental Educação ambiental LixoSequência didáticaEnsino por InvestigaçãoEducação AmbientalProposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdfapplication/pdf2417682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/1/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdff28cfd0b51d81192703bd2862c351d79MD51TEXTespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txtespeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain35946https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/2/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txt8ef2620ca8c744bb7c2bc1eb80ec53bfMD521843/BUBD-APTGM42019-11-14 06:41:19.63oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-APTGM4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:41:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
title |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
spellingShingle |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo Cristiane Rezende Sales Lixo Sequência didática Ensino por Investigação Educação Ambiental Lixo Ensino fundamental Educação ambiental |
title_short |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
title_full |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
title_fullStr |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
title_full_unstemmed |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
title_sort |
Proposta de sequência didática para estudantes do Ensino Fundamental: temática lixo |
author |
Cristiane Rezende Sales |
author_facet |
Cristiane Rezende Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosilene Siray Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Rezende Sales |
contributor_str_mv |
Rosilene Siray Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lixo Sequência didática Ensino por Investigação Educação Ambiental |
topic |
Lixo Sequência didática Ensino por Investigação Educação Ambiental Lixo Ensino fundamental Educação ambiental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lixo Ensino fundamental Educação ambiental |
description |
Esta monografia teve por objetivo propor, apresentar e discutir um modelo de sequência didática com viésinvestigativo, no ensino de Ciências, para o ensino fundamental. No trabalho experimentou-se a utilização de novas metodologias em sala de aula, que possibilitemaos alunos construírem seu próprio conhecimento. O ensino por investigação, segundo Zompero e Laburú (2011), cria ambientes que permitem ao aluno refletir, discutir, explicar, relatar e não se limita apenas a favorecer a manipulação de objetos e a observação dos fenômenos. A implementação do projetovisouinovar a prática pedagógica, propondo uma estratégia metodológica investigativa de Ciências para o tópico lixo, com o objetivo de promover práticas de redução do lixo, bem como a assimilação dos conceitos acerca da temática. Tudo isso de modo a favorecer a compreensão dos aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem pelos alunos.O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, no município de Contagem/MG, com alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental, participantes de Projeto de Tempo Integral. Os resultados demonstram que o trabalho estimulou a motivação dos alunos pelo conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T04:01:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T04:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APTGM4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/1/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APTGM4/2/espeducacaociencias_cristianerezendesales_monografia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f28cfd0b51d81192703bd2862c351d79 8ef2620ca8c744bb7c2bc1eb80ec53bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589391534260224 |