A matemática em uma escola organizada por ciclos de formação humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6JZH42 |
Resumo: | Este trabalho pretende trazer uma contribuição para as discussões que se fazem, no campo da educação, a respeito do ensino de matemática em escolas organizadas por ciclos de formação humana. Ele investiga como uma escola de ensino fundamental se organiza para atender às demandas apresentadas pelos alunos em relação à aprendizagem de matemática. Para tanto, foi observado o trabalho realizado com um grupo de alunos que apresentava dificuldades com a operação de multiplicação. Durante a observação foram aplicados pré-testes e pós-teste e feitas entrevistas individuais com os alunos e professora envolvidos. Os dados coletados são analisados buscando responder como as alternativas propostas pela escola atenderam às demandas dos alunos em relação à compreensão do algoritmo da multiplicação. As entrevistas buscaram compreender o significado que o trabalho teve para os alunos e para a professora. Apoiamo-nos em Vergnaud e em Nunes e Bryant na descrição dos processos e significados que foram considerados como necessários à compreensão da operação de multiplicação nesta pesquisa. Utilizamos os referenciais de análise de Mortimer e Scott e de David para caracterizar o tipo de interações observadas no trabalho com esse grupo e para discutir a sua contribuição para os avanços percebidos nos alunos. Esses avanços foram identificados através das interações em sala de aula e dos resultados nos testes. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância: de novas organizações dos tempos e espaços escolares, ao verificar que as características da escola contribuíram para um melhor desenvolvimento e uma melhor compreensão do algoritmo da multiplicação por parte dos alunos; das interações em sala de aula para uma melhor performance dos alunos ao final dos trabalhos; dos olhares em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos para o enfrentamento das mesmas num processo compartilhado no ambiente escolar. |
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Maria Manuela Martins Soares DavidMaria da Conceicao F Reis FonsecaJorge Tarcisio da Rocha FalcaoSheila Maris Gomes Goulart2019-08-12T05:29:00Z2019-08-12T05:29:00Z2005-05-05http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6JZH42Este trabalho pretende trazer uma contribuição para as discussões que se fazem, no campo da educação, a respeito do ensino de matemática em escolas organizadas por ciclos de formação humana. Ele investiga como uma escola de ensino fundamental se organiza para atender às demandas apresentadas pelos alunos em relação à aprendizagem de matemática. Para tanto, foi observado o trabalho realizado com um grupo de alunos que apresentava dificuldades com a operação de multiplicação. Durante a observação foram aplicados pré-testes e pós-teste e feitas entrevistas individuais com os alunos e professora envolvidos. Os dados coletados são analisados buscando responder como as alternativas propostas pela escola atenderam às demandas dos alunos em relação à compreensão do algoritmo da multiplicação. As entrevistas buscaram compreender o significado que o trabalho teve para os alunos e para a professora. Apoiamo-nos em Vergnaud e em Nunes e Bryant na descrição dos processos e significados que foram considerados como necessários à compreensão da operação de multiplicação nesta pesquisa. Utilizamos os referenciais de análise de Mortimer e Scott e de David para caracterizar o tipo de interações observadas no trabalho com esse grupo e para discutir a sua contribuição para os avanços percebidos nos alunos. Esses avanços foram identificados através das interações em sala de aula e dos resultados nos testes. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância: de novas organizações dos tempos e espaços escolares, ao verificar que as características da escola contribuíram para um melhor desenvolvimento e uma melhor compreensão do algoritmo da multiplicação por parte dos alunos; das interações em sala de aula para uma melhor performance dos alunos ao final dos trabalhos; dos olhares em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos para o enfrentamento das mesmas num processo compartilhado no ambiente escolar.The objective of this work is to contribute to the discussions, in the field of education, of the teaching of mathematics in schools organized in human formation cycles. It investigates how a high school is organized to meet the students demands in learning mathematics. In this way, the work carried out with a group of students who presented difficulties with multiplication was observed. During this observation, pre-tests and post-test were applied, as well as individual interviews with the students and the teacher involved. The data collected was analyzed in order to answer how the alternatives proposed by the school satisfied the students requirements. The interviews sought to understand better the significance of the work for both teacher and pupils. The descriptions of the processes and significations, considered as necessary to the comprehension of the multiplication operation in this work, were based on Vergnaud, Nunes and Bryant. Mortimer, Scott and Davids analysis references were used to characterize the type of interactions observed in the work carried out with this group, and also to discuss its contribution to the students progress. This progress was identified through the classroom interactions and the results of the tests. The results of this research point to the importance of: new ways of organizing school space and time, as they verified that the schools organization contributed to the students progress and better understanding of the multiplication operation; the interactions in the classroom towards the students improved performance at the end of activities; the views related to the students difficulties in facing problems in a shared process in the school environment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoAlgoritmosSala de aulaciclos de formaçãoEducaçãoEnsino fundamentalMatemátiaFormação humanaCiclosA matemática em uma escola organizada por ciclos de formação humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdfapplication/pdf1426355https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6JZH42/1/a_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdf3aacd4a9efc8576a329c99c7e6577d18MD51TEXTa_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdf.txta_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdf.txtExtracted texttext/plain312769https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6JZH42/2/a_matem_tica_organizada_por_ciclos_de_forma__o_humana.pdf.txt8187d0453e7949f49831dc41f99167bbMD521843/IOMS-6JZH422019-11-14 10:54:55.996oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6JZH42Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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