Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX |
Resumo: | Esta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação. |
id |
UFMG_66fd4f9a1008c5f11cc1288538b30f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREGZX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Samira ZaidanEliane Scheid GazireTeresinha Fumi KawasakiMaria Cristina Costa FerreiraWagner Ahmad AuarekRenata Rodrigues de Matos Oliveira2019-08-12T10:31:19Z2019-08-12T10:31:19Z2017-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZXEsta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.This dissertation points my experiments of implantation of Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) in two public schools in MG; From the experiences the questions were asked: What is the teacher's perception of the LEM space for the teaching processes in the public school? Is this also a space for teacher training? Thus, the purpose of this research is to present concepts of LEM for elementary school, with objectives and proposals that guide its applicability and functionality, as well as to allow the discussion of this space as a possibility for continuing education for teachers. Works in the area dealing with understanding about LEM were listed. We also held a meeting with teachers from different areas who work in the LEM and interviews with teachers of Mathematics. Our analysis intended to contemplate the conceptual and practical aspects, in order to present a didactic material, a site that helps the creation and use of LEM in schools, encouraging a better understanding of the area. The teachers emphasize the importance of collective or individual planning to work in the LEM and for this the working conditions need to be offered and guaranteed. We perceive the importance of LEM as an institutionalized space and, as such, recognized in the pedagogical project of the school. We analyze that the space represents possibilities of enrichment of the teaching practices of Mathematics and other areas, in that it invites to the investigation and sharing, which makes the students participate with joy and disposition And facilitates teaching for the teacher. With the planning and the own differentiated way of treating the mathematical contents, the teacher expands its formation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoMatemática Métodos de ensinoEducaçãoProfessores FormaçãoProfessores de matemática FormaçãoPrática de ensinoLaboratório de Ensino de MatemáticaEducação MatemáticaEnsino de matemáticaFormação docenteLaboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdfapplication/pdf3086050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/1/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdfa0ff839e366997d4afb813c7b9733a02MD51TEXTlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txtlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txtExtracted texttext/plain391757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/2/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txt039428a2aee8b7b1651e3ca632d050daMD521843/BUOS-AREGZX2019-11-14 17:34:12.552oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREGZXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:34:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
title |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
spellingShingle |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente Renata Rodrigues de Matos Oliveira Laboratório de Ensino de Matemática Educação Matemática Ensino de matemática Formação docente Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos de ensino Educação Professores Formação Professores de matemática Formação Prática de ensino |
title_short |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
title_full |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
title_fullStr |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
title_full_unstemmed |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
title_sort |
Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente |
author |
Renata Rodrigues de Matos Oliveira |
author_facet |
Renata Rodrigues de Matos Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Samira Zaidan |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliane Scheid Gazire |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teresinha Fumi Kawasaki |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Cristina Costa Ferreira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Rodrigues de Matos Oliveira |
contributor_str_mv |
Samira Zaidan Eliane Scheid Gazire Teresinha Fumi Kawasaki Maria Cristina Costa Ferreira Wagner Ahmad Auarek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de Ensino de Matemática Educação Matemática Ensino de matemática Formação docente |
topic |
Laboratório de Ensino de Matemática Educação Matemática Ensino de matemática Formação docente Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos de ensino Educação Professores Formação Professores de matemática Formação Prática de ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matematica Estudo e ensino Matemática Métodos de ensino Educação Professores Formação Professores de matemática Formação Prática de ensino |
description |
Esta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T10:31:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T10:31:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/1/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/2/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0ff839e366997d4afb813c7b9733a02 039428a2aee8b7b1651e3ca632d050da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589540781228032 |