Projeto político-pedagógico e o conselho escolar: formas de participação em uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisete Alves Pereira Novaes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTF6N
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de constatar a importância do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar, como formas de participação em uma gestão democrática, levando-se em consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Paulo Freire, situada em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. No processo de desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar estão atrelados à legitimidade do fazer democrático da instituição escolar, portanto, o PPP deve ser revisto constantemente e reformulado para se adaptar às reais necessidades do cotidiano, bem como aos anseios colhidos nas reuniões com o conselho escolar. Nesse sentido, por meio deste trabalho, pretende-se despontar o verdadeiro papel que deve ser exercido pelo gestor, considerando que o mesmo deve manter um olhar crítico e permanente, atento a todas as manifestações, sejam elas de apreço ou desafeto ocorridas no dia a dia, contemplando o contexto escolar, para que possa então fazer as devidas intervenções, nos momentos oportunos, sem assim, interromper o fluxo das atividades desenvolvidas.
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